Técnica de Memorização em Inglês
Por: Carolina R.
11 de Março de 2021

Técnica de Memorização em Inglês

Inglês

A dificuldade para manter na memória coisas que você aprende em inglês se dá porque as pessoas costumam usar técnicas consideradas não muito produtivas pelos estudiosos. Um exemplo clássico é o das listas de palavras!

Dizem os experts na área que se você quiser esquecer algo é só colocar em uma lista. Assim, todas as vezes que você faz uma lista de 50 palavras, 20 phrasal verbs, 30 verbos irregulares, 5 regras gramaticais etc., você está fazendo algo não muito produtivo no que diz respeito à retenção de informações em seu cérebro.

Tentar aprender uma língua apenas decorando mecanicamente palavras em uma lista não dá muito certo. Afinal, você certamente lembrará as primeiras e últimas palavras da sua lista. As demais – as que ficam no meio – serão rapidamente esquecidas. Portanto, fazer listas e mais listas não deve fazer parte da sua rotina de aprendizado de inglês. A não ser que você queira apenas testar a sua capacidade de memorizar coisas. Afinal, usar uma língua de modo natural está muito além da simples decoreba de listinhas.

Outro erro comum é o fato de na maioria das vezes as pessoas fazerem lista de palavras totalmente desconexas. Fazem listas com palavras de temas bem diferentes. E pior ainda: coisas que muitas vezes não gostam nenhum pouco ou que não despertam o interesse delas.

Por incrível que pareça a técnica das listas é de longe a mais comuns para todo e qualquer aprendiz de línguas. Técnica totalmente improdutiva de acordo com os profissionais da área de memória e aprendizado. Mas o que fazer então? O que pode ser usado no ligar das listas?

Segue abaixo uma dica que ajudará você a fazer algo diferente e assim começar a fugir das listinhas tão frequentes por aí.

A dica é bem simples! Mas, trata-se de algo super eficiente para você exercitar a memória e assim ir desenvolvendo o conteúdo de inglês que você aprende: vocabulário, expressões, gramática etc. Indo direto ao assunto a dica é: escreva histórias em inglês.

Os estudos revelam que uma das maneiras de ajudar o cérebro a fixar estruturas gramaticais, palavras e expressões novas é escrevendo uma história. Ao escrever uma história – pode ser uma bem curtinha – você estará ajudando seu cérebro a usar aquilo que você já aprendeu. Além disso, você também vai identificar pontos onde deve melhorar e o que já andou esquecendo e, portanto, deverá dar um pouco mais de atenção. Enfim, ao escrever uma história você mantém o seu cérebro ativa em todos os sentidos e isso estimula a parte do cérebro responsável pela retenção (memorização) das coisas que aprende.

Ao escrever a história evite ficar correndo para o dicionário para ver como é tal palavra. Escreva sua história normalmente e quando surgir uma palavra que você não sabe, escreva-a entre parênteses e deixe um espaço para poder anotá-la depois. Não interrompa o fluxo criativo. Siga em frente e depois você volta para poder melhorar o que fez.

Depois que escrever seu pequeno texto, deixe passar um dia ou dois e reveja o que você escreveu. Aí, se quiser, faça alterações se quiser! Certamente, você fará alterações e avaliará como está o seu inglês. Experimente fazer isto com certa frequência. Seu cérebro certamente agradecerá e seu inglês melhorará consideravelmente com o tempo.

Muito melhor assim do que perder tempo decorando estressantes listas sem sentido!

I hope you’ve enjoyed this tip! Take care!

R$ 95 / h
Carolina R.
São Paulo / SP
Carolina R.
5,0 (16 avaliações)
Horas de aulas particulares ministradas 44 horas de aula
Identidade verificada
  • CPF verificado
  • E-mail verificado
1ª hora grátis
Inglês Avançado Gramática em Inglês Inglês para Viagens
Mestrado: Literatura inglesa (UNIP - Universidade Paulista)
Professora licenciada em letras português/inglês. Minhas aulas são totalmente personalizadas de acordo com as necessidades e objetivos de cada aluno!
Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Confira artigos similares

Confira mais artigos sobre educação

+ ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil