A importância do inglês para profissionais de tecnologia
em 28 de Agosto de 2024
Você faz seu curso, aproveita as aulas, tira as suas dúvidas. Mas estuda apenas 2 horas por semana. Nas outras…
Vamos fazer uma conta? Se você estuda 2 horas por semana, então, nas 52 semanas de um ano, temos um total de 104 horas de estudo. Isso é o mesmo que 4 dias e uns quebrados. Acha que isso é o suficiente?
Regra de ouro: vá além do curso. Leia blogs e assista a vídeos. Pegue um dicionário físico de inglês e busque palavras aleatoriamente. Tente sempre pensar em inglês com aquilo que você sabe e dê comandos a si mesmo, por exemplo:
Today I need to go to the doctor (Hoje, eu preciso ir ao médico)
Yesterday was a bad day, but today is going to be better (Ontem foi um dia ruim, mas hoje será um dia melhor).
Se não souber expressar uma ideia, utilize a busca na internet para encontrar a melhor forma de falar o que quer falar. Mas não use tradutores online.
Aprendemos português porque estamos rodeados de falantes da língua desde nossa infância. Imitamos, entendemos contextos, ouvimos sons diferentes. É desse jeito que aprendemos inglês depois de adultos. Ficando mais expostos ao idioma.
Expor-se à língua inglesa é fácil hoje: séries, filmes, músicas, livros, sites de notícias, blogs, aplicativos…
Ou, então, decore a letra de uma música que goste e tente entender o contexto, o significado das palavras.
Sempre exposto ao idioma.
Fale com amigos que já falam inglês e corrigem você com um jeitinho fraternal. Não vale aquele amigo que coloca você para baixo!
Uma ótima estratégia é identificar nas séries que você já assiste as frases do cotidiano. Repita em alto e bom som, para ficar igual à forma que o ator/atriz fala.
Se puder viajar para outros países e falar com as pessoas, melhor ainda! Elas podem corrigir você. Nada de orgulho: lembre-se, você está aprendendo.