Desenvolvimento de habilidades - aulas pela internet - OUVIR
em 13 de Julho de 2016
Dou aulas de francês desde 1985. No início, claro, eram aulas em salas de aula tradicionais. Até 2007 dei aulas assim, para grupos grandes e pequenos, para uma pessoa só, em empresas, na casa dos alunos, na minha própria sala, para todos os níveis e objetivos. Com a internet descobri que problemas como deslocamento (distância, transporte, greves, engarrafamentos), estacionamento, perda de tempo em filas de elevador, impossibilidade de sair para poder ficar ao lado de um familiar que precise de ajuda ou companhia, esquecimento de material podiam facilmente desaparecer com a aula pela internet.
Além disso, ao contrário do que muitos pensam, a aula pela internet é muito, mas muito mesmo, parecida com a aula presencial. Na verdade, a aula é presencial, porque o professor e o aluno estão lá, estão presentes. Se têm câmeras, ótimo, se não têm, também funciona muito bem. Isso se chama aulas síncronas, ou seja, quando as pessoas estão ali, sincronizadas, no mesmo horário, como quando professor e aluno estão no mesmo espaço físico. E há as aulas assíncronas, quando não estamos juntos no mesmo momento, e o aprendizado se dá por meio de vídeos, textos, podcasts etc. Então, essa é mais uma vantagem da internet: as aulas podem ser síncronas ou assíncronas.
Nas aulas pela internet o aluno escreve, ouve, fala, vê, consulta a internet, interage e com mais ferramentas que quando está numa sala de aula física. Fazemos leitura, ditado, podemos ter livros e cadernos de exercício, correções. E tudo com muito mais recursos que no tête-à-tête.
É o que digo sempre: nas aulas pela internet o aluno só não sente meu perfume (ainda...), o resto é tudo igual ou melhor. Sejam bem-vindos e voltem para dicas desse idioma charmoso que é o francês.
Au revoir!!