Matemática - Por que tão difícil?
Por: Rafael A.
26 de Janeiro de 2016

Matemática - Por que tão difícil?

Matemática Ensino Fundamental Geral EM Equações Profissional Todas as matérias Equações Logarítmicas Propriedades

Math

Por que a matemática é vista por muitos como uma matéria difícil?

Diversas vezes, eu já me deparei com alunos se queixando sobre a dificuldade em aprender matérias de exatas em geral e isso se deve à ausência de uma boa base de conhecimento em matemática. Um dos principais fatores que transformam a matemática em um bicho de sete cabeças é sua característica de ser uma matéria expressivamente acumulativa. Ou seja, se você não aprendeu nada da matéria que lhe foi lecionada ano passado, você terá extrema dificuldade em aprender o que será ensinado este ano.

Partindo desse princípio, vemos que o problema começa de longe: no Ensino Fundamental I (do 1º ao 5º ano), percebemos com bastante frequência a presença de professores polivalentes em sala de aula, isto é, um único professor é responsável por lecionar todas as matérias e nem sempre ele é o profissional mais capacitado para disseminar o conteúdo matemático; muitas vezes, ele também é alguém que se queixa de embaraço sobre esse tema. Do 6º ano em diante, temos professores com formação específica e forte embasamento em matemática, porém, nem todos possuem boa didática para trazer exemplos do "mundo real" àqueles cálculos tão abstratos escritos na lousa. 

É dessa forma que muitos criam bloqueios de aprendizado, rotulando matemática como uma ciência difícil demais, e "jogam a toalha", desistindo de aprender. Para reverter a situação, veja quais assuntos você sente mais dificuldade em matemática e trilhe os conteúdos anteriores básicos para entendimento desses assuntos. Tem problemas com equações logarítmicas, por exemplo? Você entendeu exatamente o que é um logaritmo e quais são suas propriedades? Você compreendeu o que é potência e suas propriedades? Encontre a causa raiz que fez com que você não aprendesse sobre um determinado assunto, volte e estude o assunto anterior para obter embasamento para seguir adiante.

 

Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Confira artigos similares

Confira mais artigos sobre educação

+ ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil