Aprender a pensar
Foto de Ernesto P.
Por: Ernesto P.
22 de Julho de 2015

Aprender a pensar

Física Ensino Médio Geral Pré-Vestibular

A pouco tempo, ao final de uma aula, eu perguntei ao aluno se ele tinha mais alguma dúvida - como de costume. E ele respondeu que sim. Aliás, segundo ele, era a mais importante e eu não a tinha abordado. Imediatamente pensei qual seria o tópico que teria deixado escapar, se teria errado o plano de estudos, etc., pois até o momento tudo desenvolvia-se bem.

A pergunta foi: qual o sentido de estudar física, sendo que ele não pretendia trabalhar com ela. Bem, o curioso é que eu já tive essa dúvida no passado, porém quando estudava literatura, biologia, história, enfim, as matérias não exatas. Além disso, acredito que há outros alunos que se questionem também.

Há duas palavras importantes na questão: estudar e trabalhar. Com certeza, há muitas fontes que dissertam sobre esse tema, porém a resposta de tal pergunta ser encontrada em si é, realmente, mais difícil.

Na minha opinião, a escola deve formar cidadãos, isto é, nos ensinar os mecanismos necessários para agir na sociedade, para posteriormente desenvolvermos um ofício. No entanto, quando concluímos o ensino médio pouco sabemos a respeito da atualidade e as suas demandas, além disso, logo temos que decidir as nossas profissões - vestibular. O que pesa é a consequência, ou seja, muitos anos de nossas vidas se não toda ela. Nesse contexto, identificar a utilidade das disciplinas para a vida prática torna-se uma tarefa complicada e a orientação de profissionais qualificados e experientes revela-se muito importante.

O que o tempo me mostrou é que na prática estamos eternamente em um processo de aprender e esquecer, as informações que permanecem são aquelas que lidamos cotidianamente. Mas entre o processo de aprender e esquecer realizamos o mais importante: PENSAR. Esse é o objetivo de todos os professores. O nosso cérebro registra e recorda memórias através de conexões nervosas e quando pensamos, isto é, correlacionamos informações e concluímos algo estamos fortalecendo o nosso mecanismo de vida mais valioso.

A resposta que dei ao aluno? Foi a que eu desejaria ouvir de alguém se estivesse no lugar dele: Estude tudo o que puder e dê o máximo de si, porque o estudo ainda é o meio mais seguro para que tu tenhas várias possibilidades de vida no futuro.

Ernesto P.
Ernesto P.
São Paulo / SP
nota média
0
avaliações
R$ 95
por hora
Graduação: Engenharia Elétrica (Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS))
Física - Termodinâmica, Física para Pré-Vestibular, Física - Mecânica
Aprenda Matemática, Física, Cálculo

Confira artigos similares

Aprenda sobre qualquer assunto