O IKIGAI E EU
Por: Fernanda S.
25 de Outubro de 2020

O IKIGAI E EU

COMO DESCOBRI O DOM DE DAR AULAS

Comunicação Apresentações em Público Como falar em Público Aprenda a falar e se comunicar Comunicação e Relacionamento Aprenda a falar e se comunicar de forma adequada Oratória arte educação

Quando eu conheci o Ikigai houve uma grande mudança no meu modo de olhar minha carreira e nesse artigo vou contar o porquê.

Eu sou atriz desde os 14 anos de idade. E quando você começa uma carreira tão nova, é difícil avaliar qual verdadeiramente é o seu "lugar" no mundo. Porque você acha que já está nele. Mas muitas vezes o seu caminho se abre de uma forma diferente do que você imagina...

Eu sempre trabalhei como atriz nesses mais de 20 anos de carreira profissional e sempre estudei muito também, primeiro porque eu sou meio CDF mesmo, e segundo porque eu nunca me achei "pronta". Acho que a coisa mais linda da profissão de atriz é isso: um eterno desaprender e reaprender. E mesmo atuando em trabalhos lindos, comecei a ter vontade de criar minhas próprias obras e não só atuar onde eu era convidada ou passava nos testes. Foi dessa percepção que comecei a estudar outras áreas correlatas como roteiro, dança, dramaturgia, direção, produção, marketing e a produzir trabalhos autorais no teatro, sendo o "Meu Nome é Patty" - meu segundo solo independente depois de "A Cena" que produzi entre 2014 a 2016.

Depois de um tempo na carreira de atriz, comecei a trabalhar como apresentadora de TV, (confesso que desde criança sou louca por uma câmera!), e percebi que gostava não só de fazer um "job" de uma habilidade que domino, mas de gerar conteúdos, de comunicar coisas que eu acredito. E disso surgiram minhas produções de programas culturais no Youtube, lives, vídeos com depoimentos e outras experimentações malucas por aí!

Também sou professora de teatro desde os meus 20 anos, e já dei aulas para os mais diversificados públicos: crianças, adolescentes, adultos, terceira idade, pessoas em situação de risco, jovens infratores; em ONGs, creches, escolas particulares, SESCs, cursos vocacionais, teatro corporativo, e muitos etcs... 

Além de tudo disso (ufa!), existia meu lado "B" de recreadora e coordenadora de jogos na minha adolescência e início da juventude através da minha primeira empresa que se chamava "ABRARODA – Jogos Colaborativos", que me dava aquela graninha extra quando os trabalhos de atriz estavam meio parados.  Liderar vivências em grupos e propor jogos é algo que faço desde a infância, (na minha rua também era eu que inventava as brincadeiras e organizava as regras). Eu tenho um repertório gigante de jogos, brincadeiras e músicas folclóricas porque eu sempre gostei muito crianças e especialmente de brincar!

(DEPOIS O POVO FALA QUE ARTISTA NÃO TRABALHA)

Mesmo com toda essa bagagem, eu não me via exatamente como professora e nem sabia que eu tinha "dom" para isso. Mas teve um momento que me dei conta que dei aula e liderei vivências a minha vida inteira! E modéstia à parte, eu devo ser boa nisso porque recebo muito feedback positivo e é maravilhoso ver a quantidade de pessoas que me agradecem por as ter inspirado a darem o seu melhor.

Tá, mas o que isso tem a ver com o IKIGAI?

O grande momento de virada pra mim foi perceber que, embora eu AME ser artista e expressar meus talentos, seja como atriz, apresentadora, locutora, dubladora, cantora, dançarina... quando eu conheci o Ikigai, uma frase dessa mandala não me saía da cabeça: "aquilo que o mundo precisa". E a partir dessa frase eu comecei a buscar o que eu poderia fazer com todas essas habilidades que tenho para melhorar o mundo, de forma bem utópica mesmo!

Dessa busca surgiu o APRENDA A FALAR EM PÚBLICO, onde desde o início de 2018, ensino pessoas de todas as áreas profissionais a se comunicarem melhor e serem autênticas em sua expressão pessoal, através de aulas, treinamentos e palestras e de dicas sobre o tema nas minhas páginas no Facebook e Instagram! E esse trabalho, que agora é minha mais nova empresa, tem tomado uma proporção muito maior do eu poderia imaginar!

Além da imensa gratificação que eu sinto ao ver transformações reais nas vidas dos alunos, ser professora e mentora de Comunicação e Oratória, ou "professora de presença", como gosto de chamar, me traz o sentido de "propósito" que eu busco como artista, como pessoa, como cidadã. E o sonho utópico de ajudar a transformar o mundo que eu tinha desde a infância, ficou assim: palpável e concreto na minha frente!

Porque vamos combinar que a boa comunicação é a chave de quase todos os conflitos nessa vida, não é? E nesse processo de ensinar baseado em técnicas que usei e aprendi durante minha vida profissional, minha própria comunicação melhorou muito, o que faz com eu melhore a cada dia como ser humano. O eterno ciclo de desaprender e reaprender que eu tanto gosto, como citei lá em cima.

Foi o IKIGAI que me fez perceber esse DOM e me fez AMAR esse colorido que sou: uma pessoa curiosa, que gosta de fazer quatrocentas coisas diferentes, cheia de vontade de vivenciar experiências novas, e com muita coisa para trocar, para expressar, para ensinar e aprender.

Olho hoje para o Ikigai e vejo com alegria que tenho conseguido conquistar esses quatro pilares na minha vida profissional.  E trago esse depoimento aqui para que, se alguém estiver se sentindo perdido na busca de sua “razão de viver”, que possa se inspirar nessa mandala e usá-la como um farol, como ela foi pra mim.

Gratidão!

Fernanda Sanches

Publicado originalmente no linkedin em 16/04/2019.

https://www.linkedin.com/pulse/o-ikigai-e-eu-fernanda-sanches/

R$ 230 / h
Fernanda S.
São Paulo / SP
Fernanda S.
Identidade verificada
  • CPF verificado
  • E-mail verificado
1ª hora grátis
Relação Interpessoal Comunicação Básico Preparo de Apresentações
Graduação: Artes Cênicas (FASCS - Fundação das Artes de São Caetano do Sul)
Mentoria de oratória e expressividade para você aprender a falar em público, ter uma comunicação assertiva e falar bem para a câmera.
Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Confira mais artigos sobre educação

+ ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil