Arduino ou Raspberry Pi
Por: Thiago F.
03 de Março de 2017

Arduino ou Raspberry Pi

Computação Programação projetos Hardware Internet Geral Básico Intermediário Geral Arduino Linux Linguagens de Programação Ensino Médio Linguagens Desenvolvimento Raspberry pi Médio Nível básico Dispositivos Geral Geral Microcontroladores

Você já deve ter ouvido falar dessas duas placas: Arduino e Raspberry Pi. Mas o que é? Para que serve?

Elas ganharam muita popularidade devido a onda "Maker", ou o "Movimento Maker", que são pessoas que gostam de criar coisas, desenvolver suas próprias soluções tecnológicas para seus próprios problemas específicos. As duas placas também são muito utilizadas em trabalhos de conclusão de curso, e até mesmo em Dissertações de Mestrado.

Vamos entender o que são essas placas

O Arduino é uma placa de desenvolvimento, baseada em um microcontrolador da ATMEL. Ele foi idealizado por um italiano, professor em um curso de Design, que possuia formação também em eletrônica. Ele queria desenvolver suas próprias soluções para automatizar luzes e controlar os ambientes. Uma das caractéristicas principais do Arduino é ser uma placa totalmente "Open Hardware", ou seja, qualquer um pode montar essa placa, e isso fez com que ela fosse utilizada em inúmeros projetos a serem vistos pela Internet. Com ela é possível escrever um programa para controlar a luzes de uma casa, controlar motores, automatizar drones, etc. Atualmente é a placa de desenvolvimento de microcontroladores mais conhecida no mundo, o Arduino.

O Raspberry Pi já nasceu de um projeto de professores do Reino Unido que tinham a necessidade de controlar a evasão de alunos da Universidade. Dessa maneira projetaram uma placa, com baico custo, com o mesmo processador utilizado em celulares (processador ARM), que fosse possível utilizar nas escolas de ensino médio, e que os alunos pudessem facilmente conectar em um teclado, mouse e TV, introduzindo-os aos algoritmos, utilizando sistema operacional Linux, fazendo com que eles desenvolvam suas próprias tecnologias, e percebam que computação não é somente navegar na Internet. O projeto deu tão certo, que alunos do ensino médio desenvolveram trabalhos fantásticos, e a comunidade do "Movimento Maker" já a adotou para vários de seus projetos pela facilidade de conectar periféricos comuns de computador, uma vez que a placa possui interface USB.

Arduino ou Raspberry Pi, qual placa devo usar?

Isso vai depender de qual projeto queira realizar, e qual o seu nível de conhecimento em eletrônica e computação.

Caso seu projeto envolva controlar um dispositivo em tempo real (um carro de controle remoto, um drone, um motor que abre e fecha um portão), o Arduino seria mais indicado, por ser um microcontrolador o programa desenvolvido nele acaba sendo dedicado a uma única finalidade, e assim responde melhor a eventos de tempo real. Porém, vai exigir conhecimentos básicos em linguagem C, e um nível intermediário em eletrônica.

Caso seu projeto envolva controlar um dispositivo, ou utilizar dispositivos mais avançados como cameras, ou qualquer dispositivo integrado via USB, o Raspberry Pi seria a solução, por ser um microcomputador em uma única placa, ele possui processador, memória RAM, sendo possível executar vários programas ao mesmo tempo. Exigirá um nível de conhecimento intermediário em computação, podendo utilizar vários tipos de linguagens de programação como JAVA, C#, C++, python, etc; e um nível básico de eletrônica.

Espero ter ajudado, qualquer dúvida entre em contato.

[]s

Ferauche

Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Confira artigos similares

Confira mais artigos sobre educação

+ ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil