Pyhton, o que é? Vale a pena investir nessa linguagem?
Por: Thiago F.
17 de Outubro de 2016

Pyhton, o que é? Vale a pena investir nessa linguagem?

Computação Programação Internet Geral Linux Linguagens Linguagem de programação Desenvolvimento Dispositivos Geral Geral Microsof Office Geral Geral

Mas o que é Python?

Python é uma linguagem de programação interpretada (não necessita ser compilada), com estrutura de dados, e tipos de dados auto declaráveis (não há necessidade em dizer qual o tipo de dado: int, float, double, etc; ou estrutura de dados: matriz, lista encadeada, etc), podendo ser usada como linguagem estruturada, ou orientada a objetos. É multiplatafomra, basta instalar o interpretador de python para a sua versão de Sistema Operacional.

Além de todos esses recuros, python é simples, não precisa de ponto e vírgula para terminar um comando, nem chaves para identificar um bloco de código, basta que esses estejam identados, o que contribui muito para a padronização da forma de escrita do código em python.

Python é open source, mantido pela PSF - Python Software Foundation, uma organização sem fins lucrativos, que mantém o desenvolvimento do python de maneira aberta (todos podem contribuir) e organizada. Isso faz com que a linguagem seja utilizada por muitas pessoas, e também empresas incentivadoras do código livre, como Google e Facebook.

Sua forma de escrita simples, faz com que crianças de 8 a 11 anos consigam desenvolver ótimos trabalhos com a linguagem, e ao mesmo tempo seu dinamismo faz com que seja uma ótima ferramenta de pesquisa para universitários, podendo realizar excelentes trabalhos na área de inteligência Artifical, mineração de dados, entre outros.

Um dos fatores que faz com que python tenha essa versatilidade, é a facilidade de instalação de bibliotecas, utilizando recursos parecidos com a instalação de pacotes do Linux. Existe um repositório de bibliotecas python, chamado PyPi (https://pypi.python.org/pypi), onde desenvolvedores da comunidade distribuem suas mais variadas bibliotecas, fazendo com que seja simples a utilização de recursos mais avançados.

O que consigo desenvolver com Python?

TUDO! Do mais simples código para facilitar, ou automatizar a edição de um simples arquivo de texto, passando a automatização de tarefas mais complexas que exijam uma alta interpretação de dados, ou mecanismos de IA, divangando pela complexidade de dispositivos eletrônicos ou até portais e sites da Internet.

Por onde começar?

Comece pelo começo, existem ótimos tutoriais Python pela Internet, atenção pois existem duas versões de Python.

Ao instalar o python, ele já vem com uma IDE (Ambiente de desenvolvimento) bem simples chamada IDLE. Recomendo usá-la para iniciar e se habituar com a linguagem.

Com o tempo, sentirá a necessidade de facilidades para instalar novas bibliotecas, recursos de autocomplete (aquele lance de auto completar o comando). Daí sugiro a utilização da IDE pycharm (https://www.jetbrains.com/help/pycharm/2016.1/requirements-for-pycharm.html) da JetBrains. É pesadinha, mas vale a pena pelos recursos que oferece.

Caso não tenha ainda uma linguagem preferida, ou uma linguagem que já esteja trabalhando profissionalmente, utilize Python, vai se surprender com a linguagem pelo o que oferece, pelo o que já existe feito na linguagem, e pelo potencial que conseguirá desenvolver em pouco tempo, em comparação com outras linguagens como JAVA ou C#.

Aventure-se, escolha Python!

Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Confira artigos similares

Confira mais artigos sobre educação

+ ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil