A IMPORTÂNCIA DA LÍNGUA ESPANHOLA NOS DIAS ATUAIS

A IMPORTÂNCIA DA LÍNGUA ESPANHOLA NOS DIAS ATUAIS

     Com cerca de 500 milhões de falantes, o espanhol é, depois do chinês, a segunda língua do mundo por número de usuários e o segundo idioma de comunicação internacional, atrás do inglês. Importante para a cultura, negócios e política, a língua espanhola ocupa uma posição determinante no cenário mundial e cada vez mais desperta o interesse de quem deseja aprender uma segunda língua.

     O mundo latino se move a uma grande velocidade. Sua influência na sociedade, na cultura e nos negócios cresce a cada dia, e falar, no mundo latino, significa falar em espanhol. Os países hispânicos mostram um grande crescimento econômico, sendo desta forma um grande foco para negócios e parcerias.

     Gafes cometidas por desconhecimento da cultura é um fator critico para que um negócio dado como certo vá por água abaixo.

     A língua espanhola vem cada vez mais conquistando seu espaço na preferência dos brasileiros como opção para um segundo idioma e por que não dizer para um primeiro, pois a similaridade com nossa língua mãe, faz com que a procura pelo espanhol seja cada dia maior.

     Vivemos hoje em um mundo globalizado, onde a comunicação com outras pessoas de distintos lugares é indispensável, seja para trabalho, lazer ou qualquer outro motivo, principalmente porque o Brasil está localizado no Mercosul onde a maioria dos países falam Espanhol e milhares de negócios são fechados com esse idioma.

     O Espanhol no futuro se tornará a segunda língua mundial, sendo que ele é o idioma oficial em muitos países da América Latina: Argentina, Bolívia, Cuba, Costa Rica, Equador, Guatemala, Honduras, México, Nicarágua, Panamá, Paraguai, Peru, El Salvador, Uruguai, Venezuela, Porto Rico, e claro que não poderíamos deixar de citar a Espanha. O Espanhol está também bastante presente na Flórida e outras regiões do USA.

     Não é novidade que o domínio de línguas estrangeiras é fundamental no mundo globalizado. Neste contexto, o espanhol se apresenta como uma das melhores e mais vantajosas escolhas para brasileiros, tanto do ponto de vista profissional e acadêmico como cultural.

     A exigência do espanhol no mercado de trabalho cresce à medida que aumenta o volume de negócios entre empresas brasileiras e companhias internacionais que têm o espanhol como principal língua. A ampliação das relações político-comerciais, facilitadas por acordos econômicos como o Mercosul (Mercado Comum do Sul), é um dos principais motivos da valorização da língua espanhola no país.

     Se a integração comercial e profissional com nossos países vizinhos já é motivo suficiente para despertar o interesse pela aprendizagem do espanhol, a importância acadêmica e cultural desta língua reforça a imprescindibilidade de incluí-la no currículo. Nas áreas de Direito, Economia, Engenharia e Medicina, por exemplo, os cursos de pós-graduação têm extensas bibliografias em língua espanhola.

     Além disso, o domínio do espanhol também abre um vasto leque de oportunidades culturais. A riqueza e diversidade cultural de nossos vizinhos latinos, que se estende pelo mundo das artes, literatura, cinema e esportes com nomes de destaque no cenário global, também tem aumentado o interesse das pessoas pela língua espanhola. Para estabelecer um intercâmbio cultural proveitoso é fundamental ter um conhecimento razoável do idioma e evitar o pensamento comum de que, por saber o português, podemos compreender o espanhol sem grandes dificuldades.

 

FRANCIANE WAGNER MOREIRA

 

 



Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.


Leia mais artigos de FRANCIANE WAGNER MOREIRA

Professores particulares de Espanhol

Encontre e contrate um professor particular para te ajudar nos estudos.