FALSOS AMIGOS- acabe com o portunhol!
Por: Franciane M.
03 de Maio de 2016

FALSOS AMIGOS- acabe com o portunhol!

Espanhol Pronúncia Escrita

     Os falsos amigos ou falsos cognatos são aquelas palavras que tem uma pronúncia (e às vezes escrita) igual ao português, mas que tem um significado totalmente diferente, e podem nos colocar em situações um pouco embaraçosas.

     Vamos aos exemplos. Se alguém te fala em espanhol que está EMBARAZADA, você com o seu portunhol, prontamente deduz que a pessoa está “constrangida”. Porém, embarazada em espanhol significa GRÁVIDA. Isso mesmo! Nada a ver, não é? E a gravidez é chamada de EMBARAZO.

     Outra situação: você chega em uma lanchonete e alguém te pergunta se queres um “SORBETE”, logo deduz que se trata de um sorvete e diz sim. Mas sorbete significa CANUDINHO. Pois em espanhol o sorvete se diz HELADO. E a sorveteria: HELADERÍA.

     Outra situação seria alguém lhe chamar de gorda e você prontamente se ofender. Mas... ao contrário do que você pensa, isso é um elogio. A pessoa está te chamando apenas de FOFA, sem um sentido pejorativo, é um tratamento carinhoso!

     Na rua, alguém comenta que viu um amigo dos tempos de colégio, e diz que o fulano está “PELADO”. Você corre o olho esperando uma pessoa sem roupa, mas.. encontra um homem CARECA. Sim, PELADO em espanhol significa CARECA.

     Agora você chega a um restaurante e está com vontade de beber uma taça de vinho, e sabendo que Ç não existe em espanhol, prontamente pede uma TAZA. Eis que o garçom lhe chega com uma XÍCARA! Isso mesmo. TAZA em espanhol é xícara. Se a sua intenção era a taça de vinho, deveria ter pedido uma “COPA” DE VINO.

     Portanto, estes são apenas alguns dos muitos e muitos casos que temos no espanhol, de palavras idênticas ao português, e as pessoas com o portunhol, achando que tem noção do que se trata, nem sonham que estas palavras significam algo totalmente oposto ao que parece.

    ¿Entonces, vamos a empezar nuestras clases de español? (Então, vamos começar nossas aulas de espanhol?)

 

FRANCIANE WAGNER MOREIRA

 

Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Confira artigos similares

Confira mais artigos sobre educação

+ ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil