Educação Matemática
Foto de Franciely M.
Por: Franciely M.
16 de Junho de 2015

Educação Matemática

Matemática Lógica Teoria dos Números Geral Geometria Ensino Médio

 Falando da Matemática no cotidiano

 

Quando falamos em Matemática, muitas pessoas à relaciona somente ao conceito numérico e acaba não percebendo que ela está presente desde os tempos primórdios na nossa história. O homem com a necessidade de sobrevivência precisou de estabelecer em um lugar fixo e com isso, veio o desenvolvimento do seu meio para chegar até os dias atuais, e isso só se deu porque ele pensou e agiu matematicamente. Atualmente, vemos os números por toda a parte, e muitas pessoas acabam não gostando muito de adentrar nesse mundo, mas elas se enganam, porque está envolvida com a matemática desde quando acorda, e não necessariamente utilizam os números durante o dia, mas a Matemática está ali. Vejamos alguns exemplos a seguir, de que sem utilizar os números estamos envolvidos com a Matemática:

-Quando acordamos para o trabalho: Várias pessoas colocam o despertador para poderem acordar, o despertador até pode envolver os números, mas o fato de se colocar para tocar em determinado hora e pré-determinar esse tempo em que irá se arrumar para chegar ao trabalho, a pessoa já pensou matematicamente.

-Indo ao trabalho, à escola, ou no lazer: A noção de espaço, de deslocamento, de direção, tudo envolve a Matemática. Se uma pessoa vai dirigindo, ela precisa se deslocar no espaço. Ter a noção do tamanho do deslocamento, para abastecer o carro ou a moto adequadamente para não ficar sem combustível pelo meio do caminho.

-No trabalho ou na escola: Seja no trabalho, ou na escola, temos uma rotina a ser seguida. Esse seguimento cronológico, está ligado com a Matemática; a noção do tempo. Como organizar os afazeres até o momento final em que se irá permanecer naquele local. Ou para agendar algo, utilizar-se-ia os dias da semana ou os meses.

- Quem fica em casa fazendo os afazeres domésticos: Durante o dia, uma dona de casa está repleta de coisas a serem feitas; desde cozinhar, passar, lavar e arrumar a casa. Se ela não se organizar no tempo e ter uma sequência para completar tais afazeres o dia pode não render, então ela necessita dessa organização cronológica e espacial. Quando vai cozinhar, ela tem os conceitos de medida, utiliza da proporção dos ingredientes para que a receita dê certo.

-Brincadeiras das crianças: Várias brincadeiras e jogos são cheias de Matemática, as regras dos jogos que envolvem quantas pessoas podem jogar e o esquema do jogo a ser seguido. O raciocínio lógico que se utiliza para realizar a brincadeira, o pensamento de solução-problema, etc.

 E por fim, a tecnologia, que muitas pessoas utilizam, algumas até mesmo sem saber escrever corretamente ou ter contato com a língua Portuguesa, mas que estão ali participando das redes sociais, sites de entretenimento e de correspondência. Elas não se dão conta da lógica Matemática binária que envolvem os aplicativos, os softwares e as redes de computadores, mas a utilizam e muito. Ainda reclamam que não gostam de Matemática, chega a ser uma ironia diária. 

Franciely M.
Franciely M.
Campinas / SP
nota média
0
avaliações
R$ 40
por hora
Graduação: licenciatura em matemática (Unicesumar - Centro Universitário Maringá)
Reforço Escolar de Matemática
Aprenda Matemática

Confira artigos similares

Aprenda sobre qualquer assunto