Educação Matemática
Por: Franciely M.
16 de Junho de 2015

Educação Matemática

Matemática Lógica EM Raciocínio Lógico Números Proporção Crianças Espacial Em casa

 Falando da Matemática no cotidiano

 

Quando falamos em Matemática, muitas pessoas à relaciona somente ao conceito numérico e acaba não percebendo que ela está presente desde os tempos primórdios na nossa história. O homem com a necessidade de sobrevivência precisou de estabelecer em um lugar fixo e com isso, veio o desenvolvimento do seu meio para chegar até os dias atuais, e isso só se deu porque ele pensou e agiu matematicamente. Atualmente, vemos os números por toda a parte, e muitas pessoas acabam não gostando muito de adentrar nesse mundo, mas elas se enganam, porque está envolvida com a matemática desde quando acorda, e não necessariamente utilizam os números durante o dia, mas a Matemática está ali. Vejamos alguns exemplos a seguir, de que sem utilizar os números estamos envolvidos com a Matemática:

-Quando acordamos para o trabalho: Várias pessoas colocam o despertador para poderem acordar, o despertador até pode envolver os números, mas o fato de se colocar para tocar em determinado hora e pré-determinar esse tempo em que irá se arrumar para chegar ao trabalho, a pessoa já pensou matematicamente.

-Indo ao trabalho, à escola, ou no lazer: A noção de espaço, de deslocamento, de direção, tudo envolve a Matemática. Se uma pessoa vai dirigindo, ela precisa se deslocar no espaço. Ter a noção do tamanho do deslocamento, para abastecer o carro ou a moto adequadamente para não ficar sem combustível pelo meio do caminho.

-No trabalho ou na escola: Seja no trabalho, ou na escola, temos uma rotina a ser seguida. Esse seguimento cronológico, está ligado com a Matemática; a noção do tempo. Como organizar os afazeres até o momento final em que se irá permanecer naquele local. Ou para agendar algo, utilizar-se-ia os dias da semana ou os meses.

- Quem fica em casa fazendo os afazeres domésticos: Durante o dia, uma dona de casa está repleta de coisas a serem feitas; desde cozinhar, passar, lavar e arrumar a casa. Se ela não se organizar no tempo e ter uma sequência para completar tais afazeres o dia pode não render, então ela necessita dessa organização cronológica e espacial. Quando vai cozinhar, ela tem os conceitos de medida, utiliza da proporção dos ingredientes para que a receita dê certo.

-Brincadeiras das crianças: Várias brincadeiras e jogos são cheias de Matemática, as regras dos jogos que envolvem quantas pessoas podem jogar e o esquema do jogo a ser seguido. O raciocínio lógico que se utiliza para realizar a brincadeira, o pensamento de solução-problema, etc.

 E por fim, a tecnologia, que muitas pessoas utilizam, algumas até mesmo sem saber escrever corretamente ou ter contato com a língua Portuguesa, mas que estão ali participando das redes sociais, sites de entretenimento e de correspondência. Elas não se dão conta da lógica Matemática binária que envolvem os aplicativos, os softwares e as redes de computadores, mas a utilizam e muito. Ainda reclamam que não gostam de Matemática, chega a ser uma ironia diária. 

R$ 40 / h
Franciely M.
Campinas / SP
Franciely M.
Identidade verificada
  • CPF verificado
  • E-mail verificado
Reforço Escolar de Matemática
Graduação: licenciatura em matemática (Unicesumar - Centro Universitário Maringá)
Aprenda Matemática
Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Confira artigos similares

Confira mais artigos sobre educação

+ ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil