Visão Matemática
Por: Franciely M.
16 de Junho de 2015

Visão Matemática

Matemática EM Sistemas Relações

A Matemática recebe um tratamento diferenciado em vários sistemas filosóficos, por sua concepção servir de ferramenta para as outras ciências. Por conseguinte, a Matemática sempre envolveu muitas teorias e formas de pensar, influenciando práticas em todo mundo, o seu fazer pensar também instigou muitos pensadores, na sua relação com a realidade e como ela explicava fenômenos até então, inexplicáveis. A concepção de Matemática que devemos nos pautar atualmente é que, ela não está apenas na mente do homem e nem apenas no mundo. Para alguns filósofos a Matemática se faz necessária pois está na mente do homem e no mundo real.

    Platão defendia que o que constitui o mundo real é aparência de algo idealizado. Sua teoria do “mundo das ideias” fala sobre isso, onde algo do mundo real é apenas uma cópia imperfeita do modelo idealizado. Para ele, no mundo ideal estaria as concepções matemáticas, como as formas aritméticas, as formas geométricas, etc., nos quais se constituíam em objetos existentes no mundo das ideias e o trabalho do matemático seria descobri-las, utilizando o raciocínio dedutivo, não algo criado pelo homem.

   Para Aristóteles, discípulo de Platão e com uma ideia aposta a dele, a Matemática seria construída por relações com os objetos do mundo real, a partir de concepções sensoriais que os matemáticos tinham dos objetos.

  Segundo Descartes, o conhecimento seria comparado a uma grande árvore, onde a Metafísica constitui o tronco, as outras ciências os ramos, e a Matemática seria a seiva para a árvore. Em concepção filosófica a Matemática seria a ciência que alimenta outras ciências.

  Atualmente, encontramos professores de Matemática, dividimos nesses pensamentos filosóficos. Entretanto, ressalta-se que o ensino deve partir das observações, e ser conduzida às abstrações. Combinando com a visão cartesiana, quanto mais interdisciplinares forem as aplicações, melhor. 

R$ 40 / h
Franciely M.
Campinas / SP
Franciely M.
Identidade verificada
  • CPF verificado
  • E-mail verificado
Reforço Escolar de Matemática
Graduação: licenciatura em matemática (Unicesumar - Centro Universitário Maringá)
Aprenda Matemática
Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Confira artigos similares

Confira mais artigos sobre educação

+ ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil