
PRATIQUE SEU ESPANHOL - VISITE REGIÃO DOS LAGOS

em 08 de Setembro de 2019
Para quem está aprendendo espanhol, se deparar com os sinais de pontuação invertidos pode parecer estranho à primeira vista. Mesmo que possa parecer algo complicado de se aplicar, é uma regra bem simples. Assim como o ponto de exclamação invertido (¡) é utilizado para frases afirmativas, o ponto de interrogação invertido (¿) diz respeito às orações interrogativas.
Quando usar?
A grande função das pontuações invertidas utilizadas no espanhol é ajudar o leitor a dar a entonação correta à oração. Ao se deparar com um ponto de interrogação invertido no início da frase, já é possível entender que se trata de uma pergunta, e podemos acrescentar a ênfase necessária. A norma culta do espanhol exige o uso desses sinais, mas é aceitável o esquecimento na escrita coloquial. Veja alguns exemplos:
¿Como se escribe tu nombre? - Como se escreve o seu nome?
¿Que horas es? - Que horas são?
¿Cúantos anos tienes? - Quantos anos você tem?
¿Puedo hacerte una pregunta? - Posso te fazer uma pergunta?
¿Donde vives? - Onde você mora?
¿Cuál es tu nacionalidad? - Qual é a sua nacionalidade?
¿Qué te gusta hacer? - O que você gosta de fazer?
¿Dónde hay una panadería por aquí? - Onde tem uma padaria aqui perto?
¿Cuánto cuestan estas? - Quanto custa isso?
¿Qué tienes de hacer? - O que tem para fazer?
¿Qué haces? - O que você está fazendo?
¿Qué lenguas hablas? - Que idiomas você fala?
¿Tiene hermanos? - Você tem irmãos?
¿Cómo te llamas? - Como você se chama?
Atalhos no teclado
Agora que você já sabe para que serve a interrogação invertida, deve estar se perguntando como utilizá-la ao falar espanhol on-line. Não é preciso ir até a parte de símbolos, pois os teclados possuem atalhos para facilitar a comunicação dos falantes da língua. Confira algumas formas de usá-los no computador:
Além disso, também é possível acrescentar o ¿ pelo celular. O segredo é pressionar o sinal de ? e aparecerá a opção invertida, como se fosse colocar acento em alguma letra específica.
Apesar de possuir diferenças gigantescas do português, o espanhol também possui muitas coisas parecidas, o que facilita ainda mais o aprendizado. Devido às semelhanças, é fundamental estar atento aos falsos cognatos, que podem nos enganar.