
PRATIQUE SEU ESPANHOL - VISITE REGIÃO DOS LAGOS

em 08 de Setembro de 2019
Para que você possa vivenciar e celebrar a cultura do destino em passeios que vão além dos tradicionais, listamos algumas sugestões imperdíveis. Confira!
Onde: Caguas
Como todo jardim botânico, esse não poderia deixar de preservar e exibir a flora local. A atração também conta a história de Porto Rico por meio das ruínas centenárias do antigo Engenho de Açúcar San José, de vestígios de trabalho escravo, sítios arqueológicos dos índios taínos e peças datadas do período pré-colombiano até a época da colonização espanhola.
Na segunda parte da visita ao jardim, turistas podem participar da criação de um prato taíno utilizando métodos culinários indígenas.
Onde: Caguas
A rota passa por onze pontos localizados muito próximos uns dos outros e transmitem a trajetória da cidade e da cultura crioula. São eles: Museu de Caguas, Museu de Arte Popular, Museu do Tabaco, Museu da Arte, Centro de Belas Artes, Museu do Trovador, Casa do Compositor, Casa Rosada, Centro de Música Crioula, Catedral Doce Nome de Jesus e a Praça Santiago Palmer.
Em meio às montanhas, o município de Jayuya preserva a cultura taína. A começar pelo nome, derivado da alcunha de um chefe indígena local, o Hayuya.
Na cidade, o Museu Cemi expõe artefatos da cultura indígena descobertos em escavações, como peças de cerâmica e ferramentas, além de pedras com desenhos esculpidos, provando que a tribo habitou a região. O espaço que abriga o museu tem formato de um “cemi” que, na cultura indígena, seria um deus, espírito ou ancestral.
Outro ponto turístico é a Pedra Escrita, que exibe imagens esculpidas, conhecidas como petróglifos.
Ainda em Jayuya, anualmente acontece o Festival Indígena, no qual mulheres participam de um concurso que premia aquelas que se assemelham aos antepassados taínos. Na festa, pesquisadores da cultura são celebrados, há exposição de vestimentas e moradias tradicionais e você também encontra artesanatos taínos e pratos locais para degustar a maravilhosa gastronomia típica. Visitantes também podem ouvir e dançar ao som de música contemporânea e clássica.
Veja dois fatos curiosos:
– Quase 50% dos municípios de Porto Rico têm nomes taínos. Além deles, muitos rios, frutas e pratos locais.
– Um teste genético realizado em 2003 constatou que ao menos 61% da população tem um pouco de taíno no DNA.
Onde: Lares
A cidade de Lares presenciou, em 1868, a primeira tentativa de Porto Rico de se tornar independente. Ainda que tenha sido falha, o auge dessa ação ocorreu na praça da cidade, hoje conhecida como Praça da Revolução.
Onde: San Juan
Em janeiro, a capital de Porto Rico sedia o festival. As varandas das casas são decoradas para a famosa celebração em que acontecem procissões e shows de artistas locais. Os quatro dias do evento são embalados por música, comidas deliciosas e coquetéis.