O Enem e a redação.
em 12 de Fevereiro de 2014
Como em qualquer vestibular ou concurso, a nota da redação do Enem é dividida em critérios. Essa divisão tem como objetivo principal avaliar o texto da maneira mais objetiva possível, já que baseia a correção em critérios específicos minimizando, assim, a subjetividade do avaliador. No Enem, os critérios são cinco:
Competência 1: Demonstrar domínio da modalidade escrita formal da Língua Portuguesa.
Competência 2: Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo em prosa.
Competência 3: Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Competência 4: Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Competência 5: Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
A leitura atenta dos critérios de avaliação nos mostra que há uma preocupação tanto com a forma (competências 1, 2 e 4), quanto com o conteúdo (competências 2, 3 e 5). Portanto, se você está se preparando para essa prova, procure em seus estudos dar igual atenção à maneira com que você escreve (forma) e ao quê você escreve (conteúdo). Escrever bem não é suficiente se o conteúdo do texto é superficial, ou clichê. Igualmente, de pouco adianta ter um conhecimento de mundo diferenciado, se as ideias são apresentadas em um texto mal estruturado.
Compreender como a banca avaliará a prova é um dos primeiros passos para obter notas excelentes.
Bons estudos!