A redação do Enem: Critérios de avaliação
Helena Faria
em 24 de Fevereiro de 2014

Como em qualquer vestibular ou concurso, a nota da redação do Enem é dividida em critérios. Essa divisão tem como objetivo principal avaliar o texto da maneira mais objetiva possível, já que baseia a correção em critérios específicos minimizando, assim, a subjetividade do avaliador. No Enem, os critérios são cinco:

Competência 1: Demonstrar domínio da modalidade escrita formal da Língua Portuguesa.

Competência 2: Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo em prosa.

Competência 3: Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Competência 4: Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Competência 5: Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Fonte: Guia do Participante Enem 2013

A leitura atenta dos critérios de avaliação nos mostra que há uma preocupação tanto com a forma (competências 1, 2 e 4), quanto com o conteúdo (competências 2, 3 e 5). Portanto, se você está se preparando para essa prova, procure em seus estudos dar igual atenção à maneira com que você escreve (forma) e ao quê você escreve (conteúdo). Escrever bem não é suficiente se o conteúdo do texto é superficial, ou clichê. Igualmente, de pouco adianta ter um conhecimento de mundo diferenciado, se as ideias são apresentadas em um texto mal estruturado.

Compreender como a banca avaliará a prova é um dos primeiros passos para obter notas excelentes.

Bons estudos!

Rio de Janeiro / RJ
Graduação: Letras - Português/Literaturas (UFRJ)
Desde o início da minha graduação, tenho voltado meus esforços para a área de ensino. Logo no 2º período, comecei a atuar como voluntária em pré-vestibulares comunitários e a dar aulas particulares de reforço escolar. Em 2008, comecei a dar aulas de Redação no Pré-Vestibular Social do Centro de Educação a Distância do Estado do Rio de Janeiro (PVS-Cederj). No ano seguinte, fui monitora de Redação no Curso de Línguas Aberto à Comunidade da Faculdade de Letras - UFRJ (CLAC-UFRJ) quando tive a opor ...
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