A redação do Enem: Critérios de avaliação
em 24 de Fevereiro de 2014
Desde que o novo modelo do Exame Nacional do Ensino Médio passou a ser implementado, a preparação para a prova de redação voltou a ganhar destaque nas grades horárias dos principais cursinhos do país. De fato, a produção textual é uma importante forma de avaliação. Isso porque o texto que produzimos pode demonstrar nossa capacidade de opinar sobre os assuntos mais relevantes do momento, bem como demonstrar se somos capazes de organizar nossas ideias.
No caso do Enem, o que se espera do candidato é a produção de um texto dissertativo-argumentativo em prosa* que obedeça a seguinte estrutura básica:
TEMA
TESE
ARGUMENTOS
PROPOSTA DE INTERVENÇÃO
Apesar de a avaliação ser dividida em cinco competências que devem ser levadas em conta na hora da produção do texto, a observação inicial dessa estrutura básica nos mostra alguns pontos importantes. Primeiro, a necessidade de se apresentar o tema (o assunto) da redação, e não partir do princípio de que o leitor já o conhece. Em seguida deve vir a tese, que é a opinião a ser defendida sobre o tema. Os argumentos (atenção para o plural!) são apresentados com o objetivo de justificar, comprovar, explicar melhor a tese. A grande novidade do Enem em relação aos vestibulares tradicionais é justamente o último item: a proposta de intervenção. Para que se proponha uma forma de intervir em uma situação é preciso que essa situação seja previamente problematizada (afinal, não é preciso mexer em time que está ganhando, não é mesmo?).
Se você está iniciando sua preparação para a redação do Enem, preste atenção nesses primeiros detalhes. Nas próximas postagens, falaremos um pouco mais sobre cada uma das competências que compõem a nota final da redação.
Bons estudos!