O Enem e a redação.
Helena Faria
em 12 de Fevereiro de 2014

Desde que o novo modelo do Exame Nacional do Ensino Médio passou a ser implementado, a preparação para a prova de redação voltou a ganhar destaque nas grades horárias dos principais cursinhos do país. De fato, a produção textual é uma importante forma de avaliação. Isso porque o texto que produzimos pode demonstrar nossa capacidade de opinar sobre os assuntos mais relevantes do momento, bem como demonstrar se somos capazes de organizar nossas ideias.

No caso do Enem, o que se espera do candidato é a produção de um texto dissertativo-argumentativo em prosa* que obedeça a seguinte estrutura básica:

TEMA

TESE

ARGUMENTOS

PROPOSTA DE INTERVENÇÃO

Apesar de a avaliação ser dividida em cinco competências que devem ser levadas em conta na hora da produção do texto, a observação inicial dessa estrutura básica nos mostra alguns pontos importantes. Primeiro, a necessidade de se apresentar o tema (o assunto) da redação, e não partir do princípio de que o leitor já o conhece. Em seguida deve vir a tese, que é a opinião a ser defendida sobre o tema. Os argumentos (atenção para o plural!) são apresentados com o objetivo de justificar, comprovar, explicar melhor a tese. A grande novidade do Enem em relação aos vestibulares tradicionais é justamente o último item: a proposta de intervenção. Para que se proponha uma forma de intervir em uma situação é preciso que essa situação seja previamente problematizada (afinal, não é preciso mexer em time que está ganhando, não é mesmo?).

Se você está iniciando sua preparação para a redação do Enem, preste atenção nesses primeiros detalhes. Nas próximas postagens, falaremos um pouco mais sobre cada uma das competências que compõem a nota final da redação. 

Bons estudos!

*Sempre há algum aluno que no dia da prova lê a palavra prosa e entra em desespero por imaginar que se trata de um diferente tipo de texto. É bom lembrar: texto em prosa é aquele que não é poesia, ou seja, não é em forma de versos. Sem motivos para sustos, portanto.
Rio de Janeiro / RJ
Graduação: Letras - Português/Literaturas (UFRJ)
Desde o início da minha graduação, tenho voltado meus esforços para a área de ensino. Logo no 2º período, comecei a atuar como voluntária em pré-vestibulares comunitários e a dar aulas particulares de reforço escolar. Em 2008, comecei a dar aulas de Redação no Pré-Vestibular Social do Centro de Educação a Distância do Estado do Rio de Janeiro (PVS-Cederj). No ano seguinte, fui monitora de Redação no Curso de Línguas Aberto à Comunidade da Faculdade de Letras - UFRJ (CLAC-UFRJ) quando tive a opor ...
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