Como saber qual será o tema da redação do ENEM em 2015? O Help de Amiga responde e dá dicas!

Redação Ensino Médio Interpretação ENEM Interpretação de texto Gramática Tema Dicas
Como saber qual será o tema da redação do ENEM em 2015? O Help de Amiga responde e dá dicas!
Nathália Barreto
em 16 de Janeiro de 2015

Calma, calma! Não criemos pânico.

Com certeza muitos ainda estão tentando se recuperar do ENEM 2014 e ainda querendo saber se conseguiram uma boa nota.

Mas, tenha em mente que se seu objetivo é se sair bem no ENEM, você precisa se preparar com antecedência para dar a atenção devida às suas dificuldades e melhorá-las. É por isso que o meu post será sobre Redação do ENEM!

A redação costuma ser a parte mais temida do Exame Nacional do Ensino Médio e a maioria dos candidatos acha isso por razões em comum. Porém, existe uma razão que é praticamente unânime para que a redação seja tão temida: como se preparar para escrever uma ótima redação sem saber sobre o que será o tema?

Falando da área de Linguagens, códigos e suas tecnologias do ENEM - que se trata das questões de interpretação de texto, gramática, língua estrangeira e etc. - normalmente o conteúdo é voltado para conhecimentos gerais. Outra característica da prova é utilizar assuntos da atualidade.

Você deve estar se perguntando onde quero chegar com isso, não é? Pois bem, vamos falar sobre o que a redação tem a ver com tudo isso.

Unindo essas duas características fortes do ENEM, podemos encontrar um meio de nos preparar para qualquer tipo de tema que caia na prova sem precisar usar o método de adivinhação.

Ao longo do ano letivo você precisa se manter muito bem informado do máximo de assuntos possíveis! Assim, você estará estudando indiretamente, conhecimentos gerais da atualidade. Você pode ler e se informar desde assuntos voltados para economia até implantações de leis, por exemplo.

Por falar em leis, nos últimos dois anos o ENEM trouxe dois temas que faziam referencia a leis implantadas há pouco tempo. Em 2013, o tema foi "Os efeitos da implantação da Lei Seca no Brasil" e em 2014, "Publicidade infantil em questão no Brasil" que faz referência à Medida proíbe publicidade dirigida ao público infantil. Ou seja, faz sentido saber um pouco sobre cada assunto.

A minha dica é que todos os dias pela manhã vocês entrem em vários sites e leiam a mesma notícia, pois cada um expressa um ponto de vista e é importante conhecer todas as versões de um assunto para ter opiniões e argumentos suficientes em defesa de um ponto de vista.

Outra dica bacana e que me ajudou muito é sempre procurar saber quais são os assuntos que estão impactando a sociedade. A implantação de leis é um exemplo claro disso, pois impacta diretamente a sociedade.

Galera, espero que tenham curtido o meu primeiro post aqui no Blog dos Professores e que tenham a oportunidade de fazer algumas aulas comigo. Eu prometo que, juntos, vamos cuidar da sua nota na redação do ENEM!

Esse foi o meu Help de Amiga! Até breve =)

 

Embu / SP
Graduação: Publicidade e Propaganda - Bacharelado (FMU)
Dizem que o que levamos dessa vida são as experiências. Por isso, minha meta não é apenas dar uma forcinha com gramática e redação aos meus alunos, mas proporcionar as mais divertidas experiências de aprendizado de forma que eles se apaixonem pela arte de escrever e de interpretar a nossa língua! Venha fazer aulas comigo e humilhar em suas redações ;)
Redação de Preparatório, Assuntos que mais caíram no ENEM para Redação, Redação na Preparação para o Vestibular, Redação para Vestibular, Redaçãonota1000, Redação nota 1000, Redação nota 10
Oferece aulas presenciais
R$ 60 / aula
Conversar
Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Confira artigos similares

Confira mais artigos sobre educação

Ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil