Dica P-R-E-C-I-O-S-A de como estudar redação: vem ver!
Por: Nathália B.
17 de Setembro de 2015

Dica P-R-E-C-I-O-S-A de como estudar redação: vem ver!

Redação ENEM Vestibular Corretor

 Olá, pessoas! Tudo certo?

Faz um bom tempo que comentei aqui no blog a respeito de como se preparar para os temas da Redação do ENEM 2015 - e este artigo também serve para quem vai prestar outros vestibulares, beleza?

Tenho certeza que nesse tempo as senhoras e senhores andaram se informando sobre assuntos da atualidade e assuntos que têm criado grande repercussão na nossa sociedade. Bom, se vocês fizeram isso já posso ficar tranquila, pois sei que uma das formas de estudar redação já ensinei a vocês e é sobre isso que vim falar hoje!

Quando lemos bastante e procuramos nos interar sobre assuntos que podem se tornar possíveis temas das redações nos vestibulares e ENEMs da vida, estamos estudando, diretamente ou indiretamente, para escrever uma boa redação, não é mesmo? Pois é, não caiam na bobeira que redação não se estuda! Redação se estuda, sim, e de várias maneiras!

Para fazer aquele texto lindo, que segue toda a proposta feita pelo vestibular que você está prestando, entendam que vocês precisarão de muito mais que conhecimento e domínio do assunto. Vocês vão precisar ter segurança de que saberão como demonstrar ao corretor que dominam o tal assunto!

Então, aí vai mais uma técnica para vocês estudarem redação: compartilhem seus textos e saibam absorver o famoso "feedback". Guardem essa dica, porque ela é P-R-E-C-I-O-S-A!

A melhor maneira de saber se você está sendo claro e objetivo, se está conseguindo explanar o que sabe, é pedindo para que alguém leia seus textos - e quando digo alguém, pode ser mais que apenas um alguém, podem ser várias pessoas!

Aproveite para após a leitura que a pessoa fizer do seu texto, pedir uma opinião, um retorno, um feedback. É claro que nem todo retorno será positivo ou terá coerência, então, caberá a você realizar um filtro nesse momento. Mas, normalmente, quando a leitura é feita por um terceiro, é mais fácil de identificar erros, inconsistências, problemas de coerência e excessos. Vale ressaltar que fazendo isso, você também passa a conhecer melhor seus pontos fortes em redação. Assim, quando você receber o retorno após alguém ter lido seu texto, vai saber o que deve se atentar mais e o que deve manter para se dar bem no grande dia! A dica vale pra quem está se preparando pra todo tipo de prova ou precisa escrever no dia a dia.

Quando digo que essa dica é preciosa, vai por mim, é preciosa MESMO. Pois quando somos humildes e maduros em pedir uma opinião, conseguimos pensar muito mais fora da caixinha e é isso que o redator espera enquanto lê sua redação: que você proponha algo sensato, mas que seja novo e diferente!

É isso, pessoas! Espero que estejam humilhando horrores em seus textos e, se precisarem de uma forcinha extra para humilhar a concorrência com sua redação, pode vir comigo que iremos cuidar disso juntos, ok?

Beijos efusivos,

Professora Nathália.

R$ 60 / h
Nathália B.
Embu / SP
Nathália B.
Identidade verificada
  • CPF verificado
  • E-mail verificado
Redação Modelo Redação Perfeita Redação nota 1000
Graduação: Publicidade e Propaganda - Bacharelado (FMU)
Vendo aulas de Redação, Português
Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Confira artigos similares

Confira mais artigos sobre educação

+ ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil