Por que Hitler chegou ao poder?
Por: Islane L.
25 de Março de 2014

Por que Hitler chegou ao poder?

História Alemanha História do Brasil

 

Foram aplicadas penas pesadas aos países que perderam a Primeira Guerra, como a Alemanha que foi obrigada a devolver territórios, pagar uma pesada multa e condenada a não investir em armamentos.

A Alemanha pós-guerra era um país devastado, as pessoas não tinham emprego e passavam fome.

Hitler surgiu como um líder político que recuperou a Alemanha dessa crise, além de recuperar o "Orgulho Alemão" como ele dizia.

A Alemanha se recuperou e passou a investir pesadamente em sua indústria bélica, Hitler fazia discursos inflamados pregando sua ideologia de raça pura e hegemonia Alemã.  O povo que comparecia a esses discursos ouvia emocionado seu líder, que para eles era o herói que havia recuperado o país.

Uma questão importante a ressaltar é o fato de os EUA assistirem a tudo isso sem interferir, mesmo vendo que Hitler desobedecia ao tratado que foi estabelecido no pós-guerra.  Isso ocorreu, pois os Estados Unidos enxergavam em Hittler um aliado para enfrentar o comunismo da Rússia. Além disso aquele era um período no qual muitos estadunidenses apoiavam as idéias de totalitarismo e segregação de raças que Hittler tanto propagou.

No Brasil, nosso presidente Getúlio Vargas, também era um governante totalistarista que apoiava as ideias de Hittler, chegando até mesmo a enviar a mulher de um brasileiro, que estava grávida, para os campos de concentração. Essa mulher era Olga Benário que ficou famosa nos livros e filmes que contam sua triste história.

Hittler nada mais foi do que um líder que  personificou o pensamento de uma época e por isso foi tão aceito e amado por muitas pessoas.

Hoje essa ideia soa estranha, pois ele foi eternizado na história como o grande vilão, o mal personificado. Ele realmente fez coisas horríveis, mas as mesmas pessoas que o condenaram, alguns anos antes o aplaudiram.

 

R$ 80 / h
Islane L.
São Paulo / SP
Islane L.
4,0 (8 avaliações)
Identidade verificada
  • CPF verificado
  • E-mail verificado
1ª hora grátis
História do Brasil História Geral
MBA: Gestão de Pequenos Negócios (Fundação Getúlio Vargas (FGV))
Vendo aulas de História, Redação, Geografia
Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Confira artigos similares

Confira mais artigos sobre educação

+ ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil