Por que Hitler chegou ao poder?

História Alemanha Brasil
Por que Hitler chegou ao poder?
Islane Lemos
em 25 de Março de 2014

 

Foram aplicadas penas pesadas aos países que perderam a Primeira Guerra, como a Alemanha que foi obrigada a devolver territórios, pagar uma pesada multa e condenada a não investir em armamentos.

A Alemanha pós-guerra era um país devastado, as pessoas não tinham emprego e passavam fome.

Hitler surgiu como um líder político que recuperou a Alemanha dessa crise, além de recuperar o "Orgulho Alemão" como ele dizia.

A Alemanha se recuperou e passou a investir pesadamente em sua indústria bélica, Hitler fazia discursos inflamados pregando sua ideologia de raça pura e hegemonia Alemã.  O povo que comparecia a esses discursos ouvia emocionado seu líder, que para eles era o herói que havia recuperado o país.

Uma questão importante a ressaltar é o fato de os EUA assistirem a tudo isso sem interferir, mesmo vendo que Hitler desobedecia ao tratado que foi estabelecido no pós-guerra.  Isso ocorreu, pois os Estados Unidos enxergavam em Hittler um aliado para enfrentar o comunismo da Rússia. Além disso aquele era um período no qual muitos estadunidenses apoiavam as idéias de totalitarismo e segregação de raças que Hittler tanto propagou.

No Brasil, nosso presidente Getúlio Vargas, também era um governante totalistarista que apoiava as ideias de Hittler, chegando até mesmo a enviar a mulher de um brasileiro, que estava grávida, para os campos de concentração. Essa mulher era Olga Benário que ficou famosa nos livros e filmes que contam sua triste história.

Hittler nada mais foi do que um líder que  personificou o pensamento de uma época e por isso foi tão aceito e amado por muitas pessoas.

Hoje essa ideia soa estranha, pois ele foi eternizado na história como o grande vilão, o mal personificado. Ele realmente fez coisas horríveis, mas as mesmas pessoas que o condenaram, alguns anos antes o aplaudiram.

 

São Paulo / SP
MBA: Gestão de Pequenos Negócios (FGV-SP)
Historiadora formada pela USP, professora de História e Geografia desde 2005. Professora de Empreendedorismo desde 2011. Curso pós-graduação em Gestão de Pequenas Empresas na FGV e sou capacitada nos cursos Aprender a Empreender e Jovens Empreendedores Primeiros Passos no Sebrae- SP. Atualmente atuo como facilitadora do Sebrae ministrando cursos de Empreendedorismo para empresários e professores. Também atuo com correção e assessoria para textos acadêmicos.
História Geral, História do Brasil, Empreendedorismo, Geografia Geral, Geografia Geral e do Brasil, 4 P's do Marketing, Letras - Correção de Monografias (TCC)
Oferece aulas online (sala profes)
Oferece aulas presenciais
R$ 73 / aula
Conversar
1ª aula gratuita
Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Confira artigos similares

Confira mais artigos sobre educação

Ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil