A origem da Religião Wicca
Por: Islane L.
22 de Abril de 2014

A origem da Religião Wicca

Filosofia Moderna Religião Natureza

Atualmente a religião Wicca vem ganhando destaque nas redes socias e na TV, devido ao grande número de novos adeptos que surgem a cada dia. 

Ela é uma religião de origem Celta. O povo Celta habitava territórios onde hoje estão localizados a Irlanda, Inglaterra, Portugal e uma parte do País de Gales e da França.

Em Portugal esse povo habitava uma província chamada Lemavos. Alguns acreditam que o sobrenome "Lemos" tem sua origem neste lugar. Seria o sobrenome dado a pesssoas que viviam nesta região.

Os primeiros relatos dos Celtas na Península Ibérica e Inglaterra datam de 1000 a. C. A partir dos séculos III e V a. C. espalharam-se por toda Europa, chegando à Turquia e Ásia Menor.

A religião dos Celtas era o Druidismo que fazia reverência a duas grandes divindades: A Grande Deusa Mãe e o Deus Cornífero. Essas duas divindades garantiam a prosperidade da descendência, da agricultura, do gado e êxito na guerra.

Os druidas passavam seu conhecimento de forma oral, pois temiam que a palavra escrita pudesses se tornar veículo de magia incontrolável.

Esse religião era totalmente ligada aos elementos da natureza e seus cultos eram realizados ao ar livre. A sociedade era matriarcal e as mulheres eram as principais sacerdotizas.

As antigas religiões sempre consideraram que o poder divino era feminino e não masculino como impôs a Igreja Católica, aliás, a Igreja Católica deturpou muito o significado dos rituais e costumes das antigas religiões.  A mulher foi considerada pela Igreja como fonte do pecado e o demônio foi muitas vezes representado com cifres para fazer alusão ao Deus Cornífero Celta.

Durante a Inquisição a Igreja Católica condenou milhares de pessoas à fogueira. A maioria eram mulheres que conheciam a natureza e o poder de cura das plantas (conhecimento passado oralmente de geração em geração por pessoas que seguiam a religião Celta).

Um membro da Ordem Dominicana, chegou a escrever um livro intitulado: "O Martelo contra as Bruxas", no qual descrevia de forma deturpada rituais que eram praticados ao ar livre. Neste livro falava-se que as "bruxas" invocavam o demônio para com ele ter relações sexuais coletivas. 

Tudo isso foi criado pela Igreja para denegrir a imagem das mulheres e das antigas religiões e assim fazer com que as pessoas fossem obrigadas a se converter ao catolicismo.

É daí que vem a imagem que temos da bruxa má, que une-se as forças do mal para destruir outras pessoas. Na verdade quem procurou manipular e destruir em benefício próprio foi a Igreja.

Hoje esse conceito de bruxaria como algo do demônio está mudando graças a pessoas que procuram estudar e saber a verdadeira origem das coisas. A religião Wicca tem ganhado novos adeptos, inclusive no Brasil e esses adeptos buscam mostrar ao mundo a verdade sobre os rituais e o culto à Grande Deusa. Apesar disso, muitas pessoas ainda enxergam de forma preconceituosa esse culto e ainda compartilham da visão que a Igreja criou.

Para quem quiser conhecer mais sobre a religião Wicca e a perseguição da Igreja indico a coleção de livros: As Brumas de Avalon. Nesta série de livros há importantes relatos sobre os rituais druidas e também é contada uma outra versão da história do Rei Artur. 

Nesta série de livros encontra-se um conceito muito importante sobre a religião Celta: "Todos os deuses e deusas, na verdade são um só". Sendo assim, apesar de ser considerada uma religião politeísta, o druidismo é na verdade monoteísta, pois esses deuses são apenas parte do todo. Como um quebra-cabeças, os deuses seriam as peças que unidas formam apenas uma imagem. 

O livro Código da Vinci também é uma importante fonte de conhecimento sobre as antigas religiões e a sobre como a Igreja deturpou e modificou datas comemorativas, rituais e crenças dessas religiões em seu próprio benefício.

 

Fonte Bibliográfica: Wicca: Ritos e Mistérios da Bruxaria Moderna - Editora Germinal

R$ 80 / h
Islane L.
São Paulo / SP
Islane L.
4,0 (8 avaliações)
Identidade verificada
  • CPF verificado
  • E-mail verificado
1ª hora grátis
MBA: Gestão de Pequenos Negócios (Fundação Getúlio Vargas (FGV))
Vendo aulas de História, Redação, Geografia
Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Confira artigos similares

Confira mais artigos sobre educação

+ ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil