Concurso TRT4 – dicas pré-prova
Por: Lisiane O.
03 de Setembro de 2015

Concurso TRT4 – dicas pré-prova

Direito Preparação Provas Concurso

Uma preparação adequada para concursos, demanda tempo, dedicação e organização. Envolve muitas vezes muitos sacrifícios do candidato e até anos de estudos. No entanto, como concurso não é “receita de bolo”, muitas vezes estudar, e estudar muito, não é suficiente para a aprovação, ou não é o método mais inteligente para que ela aconteça.

Tenho visto vários candidatos, super preparados, que não alcançam êxito nas provas em razão da ansiedade, seja quando a prova se aproxima, seja no próprio momento de realizá-la. Alunos têm me procurado relatando momentos de “branco” ou simplesmente dificuldade em organizar tempo de estudo, o que estudar e quanto estudar. Eu sempre respondo: isso depende de planejamento, orientação e cumprimento de metas. Quanto antes um candidato percebe essas dificuldades, mais cedo conseguimos contorná-las com orientação adequada e direcionamento dos estudos para o objetivo pretendido.

Mas e se o tempo para essas etapas já transcorreu? Se a prova está logo ali? Como priorizar os estudos? O que estudar na semana que antecede à prova?

A última semana deve ser aproveitada ao máximo sim. Essa história de relaxar antes da prova é para quem já começou o processo de se boicotar. Relaxamento no que tange aos concursos, ocorre somente quando você finalmente lê seu nome no Diário Oficial, na tão sonhada nomeação.

Mas o fato de ser necessário aproveitar ao máximo esses últimos dias, não quer dizer que você deva fazer um estudo insano, de infinitas horas diárias. Essa é outra forma de boicote. O candidato chega na prova totalmente esgotado, o que não ajuda e só aumenta o nervosismo e a pressão.

Dicas simples de organização, objetivação e higiene mental podem lhe ajudar, e muito, a aproveitar esse tempo de forma racional e produtiva:

  1. Se você trabalha, seu tempo já é mais escasso. Se possível, tente marcar férias (ou uma folga) para a semana que antecede a sua prova. Assim, você tem um tempo para focar exclusivamente no seu objetivo, o que auxilia na concentração. Se não for possível, mantenha o mesmo número de horas dedicados diariamente aos estudos (não aumente!);

  2. Se você está se dedicando exclusivamente aos concursos, divida seu dia em três períodos, e estude em dois deles. No outro período aproveite para fazer alguma atividade física moderada. Vários estudos indicam que a atividade física colabora muito no processo de aprendizagem, concentração e memorização. Além disso, é uma ótima forma de aliviar o estresse dos últimos dias;

  3. No período de estudo, faça as questões das últimas provas, mas não perca muito tempo nas alternativas. Muitos candidatos ficam obcecados em saber por qual razão esta ou aquela alternativa estão erradas. Lembre-se: você não deve avaliar a banca, a banca é que está avaliando você! A análise detalhada das provas é muito útil no estudo dos entendimentos de cada banca, mas não é tarefa para a última semana!

  4. Se você fez resumos, esse é o momento de lê-los. Dedique cerca de 1/3 do teu tempo disponível para essa tarefa.

  5. Leia a lei, especialmente em relação às matérias que são menos cobradas na prova. Normalmente as questões não são muito difíceis e reproduzem texto de norma;

  6. Estude duas matérias por período de estudo (se você vai estudar um período, estude duas matérias; se estudar 2 períodos, estude quatro!). Isso pode lhe garantir revisar os pontos mais importantes de cada disciplina cobrada!

  7. Na véspera, estude, no máximo, até as 18h. Se alimente bem e durma de 7 a 8 horas.

 

Boa prova!

Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Confira artigos similares

Confira mais artigos sobre educação

+ ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil