Haitianos que saíram de abrigo superlotado no Acre chegam ao PR

Português Reforço Escolar
Haitianos que saíram de abrigo superlotado no Acre chegam ao PR
Intérpretes L.
em 27 de Maio de 2015

Estrangeiros chegaram a Curitiba na segunda (25) e estão em Piraquara.
Abrigo no Acre tem capacidade para 240 pessoas e tinha mais de 600.

 

Dois imigrantes haitianos que saíram de um abrigo mantido pelo governo do Acre, em Rio Branco, na quinta-feira (21), chegaram a Curitiba nesta segunda-feira (25).

O local com capacidade para 240 pessoas estava superlotado com mais de 600. Os estrangeiros deixaram o local em dois ônibus com 45 pessoas cada.

Os veículos saíram do abrigo dois dias após a suspensão do apoio federal para viagens de imigrantes do Acre para São Paulo (SP), anunciada na terça-feira (19).

Além de Curitiba, os 90 imigrantes, alguns também senegaleses, foram levados para Cuiabá (MT), Campo Grande (MS),  Florianópolis (SC) e Porto Alegre (RS). Outros 78 imigrantes deixaram o estado por conta própria.

De acordo com o coordenador do abrigo em Rio Branco, Antônio Crispim, com a suspensão das viagens para a região Sudeste, alguns imigrantes estariam pensando em alternativas para conseguir chegar até São Paulo.

"Recebemos a informação que alguns imigrantes estariam traçando uma estratégia de descer em Curitiba para de lá ir até São Paulo, porque é mais perto. Mas não é algo que orientamos", enfatiza.

O governo do Paraná informou que a dupla de haitianos que chegou ao Paraná está em um abrigo na Vila da Cidadania – espaço da Secretaria da Educação localizado em Piraquara, na Região Metropolitana de Curitiba. Os dois falam apenas a língua oficial do país – créole.

Entenda o caso
O Ministério da Justiça anunciou, na última terça-feira, que um acordo com o governo acreano suspendeu o envio de imigrantes haitianos para a cidade de São Paulo. Segundo o Ministério, a transferência "está suspensa até que ações referentes a essa questão estejam bem coordenadas entre os vários órgãos do governo federal, estados e municípios".

Inicialmente, a pasta havia informado que a transferência estava proibida para todos os estados do país. Às 22h10 da terça-feira, porém, o Ministério afirmou que o acordo diz respeito apenas à cidade de São Paulo.

Em nota, a Prefeitura de São Paulo informou que não havia sido informada sobre a chegada de, aproximadamente, 1 mil imigrantes e, por isso, não tinha estrutura para recebê-los. Só na segunda-feira (18), em torno de 80 haitianos desembarcaram na cidade.

"É difícil receber estes haitianos sem termos 15 a 20 dias de antecedência para nos preparamos. São Paulo recebe bem os imigrantes, mas precisa de uma antecedência para planejar, até para conforto dos imigrantes", disse o prefeito Fernando Haddad em entrevista à rádio CBN.

 

Fonte G1

39 avaliações
Parnamirim / RN
Especialização: "Teacher Training" e "English for Specific Purposes" (ESP). (EMBASSY CES em Fort Lauderdale - Florida/USA.)
Caro aluno, estou à disposição para te ajudar no aprendizado de inglês, de uma maneira simples e objetiva, com aulas 100% personalizadas e que vão ao encontro da sua necessidade. Os estudos vão desde o reforço gramatical para iniciantes até a preparação para o ENEM, Escolas Militares, provas de Prof ...
Oferece aulas online (sala profes)
R$ 50 / aula
Conversar Whatsapp do professor Roberto M. Whatsapp do professor Roberto M. WhatsApp
1ª aula demonstrativa
Responde em 3 min
Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Listas de exercícios, Documentos, Revisões de textos, Trabalhos?

Se seu problema for dificuldade em uma lista de exercícios, revisão de teses e dissertações, correção de textos ou outros trabalhos, peça uma ajuda pelo Tarefas Profes.

Enviar Tarefa

Confira artigos similares

Confira mais artigos sobre educação

Ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil