
Max Planck e o estudo do Corpo Negro.

em 14 de Abril de 2016
- A transmissão de enegia elétrica das usinas hidelétricas até nossas residências é realizada em altas tensões (da ordem de 300 KV,mas com baixas correntes elétricas) a fim de minimizar as perdas de energia por efeito joule na rede de transmissão.
Entretando, quando a energia elétrica é originalmente grada nas usinas hidrilétricas, a tensão prodruzida mesmo pelos maiores geradores é da ordem de 10 KV, sendo necessária a elevação dessa tensão de 10 KV para 300 KV para ser transportada com mínima perda.Para isso, fazemos uso daquele dispositivo chamado TRANSFORMADOR.
Esse valor de 300 KV, posteriormente deve ser reduzido para 13,8 KV , quando a rede elétrica for abastecer os consumidores industriais e finalmente para 110 V ou 220 V , no abastecimento das residências.Mais uma vez, são utilizadas os TRANSFORMADORES para promover essa diminuição da voltagem quer nas subestações elétricas, quer nos postes da rede de energia elétrica da cidade.
Entretando, os TRANSFORMADORES são dispositivos que só funcionam com corrente alternada (com base na lei de Faraday-Lenz), daí a necessidade de se transmitir a energia elétrica em voltagem alternada.Caso a transmissão fosse realizada em corrente contínua, não haveria como promover esses aumentos ou reduções da voltagem transmitida.
A figura abaixo ilustra muito bem a sequência de aumentos e reduções sofridos pela tensão elétrica desde a geração nas hidrelétricas até a distribuição nas indústrias e, posteriormente, nas àreas residencias.