Qual a vantagem da tensão alternada em relação à tensão cont
Por: Lucas O.
24 de Agosto de 2015

Qual a vantagem da tensão alternada em relação à tensão cont

Física EM Lei de Faraday Elétrica Energia EsSA

- A transmissão de enegia elétrica das usinas hidelétricas até nossas residências é realizada em altas tensões (da ordem de 300 KV,mas com baixas correntes elétricas) a fim de minimizar as perdas de energia por efeito joule na rede de transmissão.

Entretando, quando a energia elétrica é originalmente grada nas usinas hidrilétricas, a tensão prodruzida mesmo pelos maiores geradores é da ordem de 10 KV, sendo necessária a elevação dessa tensão de 10 KV para 300 KV para ser transportada com mínima perda.Para isso, fazemos uso daquele dispositivo chamado TRANSFORMADOR.

Esse valor de 300 KV, posteriormente deve ser reduzido para 13,8 KV , quando a rede elétrica for abastecer os consumidores industriais e finalmente para 110 V ou 220 V , no abastecimento das residências.Mais uma vez, são utilizadas os TRANSFORMADORES para promover essa diminuição da voltagem quer nas subestações elétricas, quer nos postes da rede de energia elétrica da cidade.

Entretando, os TRANSFORMADORES são dispositivos que só funcionam com corrente alternada (com base na lei de Faraday-Lenz), daí a necessidade de se transmitir a energia elétrica em voltagem alternada.Caso a transmissão fosse realizada em corrente contínua, não haveria como promover esses aumentos ou reduções da voltagem transmitida.

A figura abaixo ilustra muito bem a sequência de aumentos e reduções sofridos pela tensão elétrica desde a geração nas hidrelétricas até a distribuição nas indústrias e, posteriormente, nas àreas residencias.

 

 

 

R$ 55 / h
Lucas O.
Rio de Janeiro / RJ
Lucas O.
Identidade verificada
  • CPF verificado
  • E-mail verificado
Física I Ondas Física - Eletromagnetismo
Curso Livre: MATEMATICA (Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ))
Aprenda comigo Matemática, Física
Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Confira artigos similares

Confira mais artigos sobre educação

+ ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil