Entenda quem é você e prepare-se para alcançar seus objetivo
em 29 de Outubro de 2016
DICAS DE ORGANIZAÇÃO PARA ALCANÇAR METAS DE VIDA
Um estudo divulgado pelo Centro Americano de Controle de Doenças (Center for Disease Control and Prevention-CDC) identificou que o estilo de vida que se leva é responsável por várias doenças, desde pneumonias e gripes (23%), AVC-Acidente Vascular Cerebral (50%) até suicídios (60%) e outros desagradáveis problemas de saúde. Dessa forma, a importância de se organizar torna-se fundamental para ter um estilo de vida mais saudável, com bem-estar e qualidade de vida.
Além disso, quando nos organizamos, otimizamos recursos como nosso tempo, um dos mais valiosos e escassos ultimamente. Já percebeu que, quando você está com sua vida e horários organizados, parece que tudo começa a fluir melhor? A vida parece estar “mais leve”? Isso é resultado da organização, que ainda ajuda a diminuir o estresse, ter uma vida mais tranquila e com menos preocupações desnecessárias.
Mas de onde vem a característica de organização e como aprendê-la? Segundo a psicoterapeuta e consultora educacional americana, Marcella Moran, o processo do ensino da organização nas crianças é necessário devido ao lobo frontal (parte do cérebro responsável pela organização e planejamento) estar em desenvolvimento. Diante disso, vimos que desde nossa infância temos a possibilidade de acionar ou não, com mais ou menos frequência, nosso cérebro para que sejamos pessoas organizadas.
Logo, a organização se dá por um processo de desenvolvimento e, principalmente, da mudança de hábitos a partir da conscientização dos benefícios de se ter uma vida organizada. Então, se uma pessoa se considera desorganizada, pode se transformar a partir da vontade e de ações que a possibilite criar comportamentos de uma pessoa organizada.
E para entender a influencia disso, pode-se dizer que o ato de se organizar te ajuda a aproximar-se dos seus sonhos e objetivos, pois quando apenas “existimos”, vamos levando uma vida que o dia a dia nos dá e temos a sensação de que não temos tempo, que a vida é corrida e que os nossos sonhos são apenas idealismos. Uma vida organizada pode te ajudar a ter mais tempo, calma e paz. Assim, estaremos controlando nossa própria vida e, por fim, elaborando e alcançando nossas metas e objetivos.
Mas qual os prejuízos de se manter uma vida desorganizada? O problema é que a falta de organização traz consequências desagradáveis para as pessoas, como estresse, desânimo, confusão, não aproveitamento de oportunidades e desmotivação.
Quando esperamos um objetivo acontecer e percebemos que nossas ações não caminham para tal, começamos a acreditar que nossos sonhos não vão acontecer na realidade. Logo, nos contentamos com o que temos ou “aceitamos a vida do jeito que ela é”, gerando assim um sentimento de frustração com pensamentos do tipo: “eu queria tanto realizar, mas a vida não me dá oportunidades”. E o problema é que essa frustração começa a se espalhar para suas atividades cotidianas, tornando-o uma pessoa desmotivada, estressada e com dificuldade em desenvolver tarefas simples que saiam de sua rotina.
Mas nem tudo está perdido. A boa noticia é que, para ser uma pessoa organizada, basta ter conscientização do seu momento atual, saber as oportunidades que uma nova vida organizada pode trazer, querer mudar e utilizar ferramentas que vão te apoiar nessa jornada. Abaixo algumas sugestões de como realizar essa transformação na sua vida:
1 – Tenha uma organização diária, uma agenda de tarefas definida no dia anterior e que será cumprida no próximo dia.
2 – Visualize a si mesmo realizando as atividades do dia seguinte. Isso te ajudará a ter foco e saber onde deve estar em cada horário do dia.
3 – Como definir o que será feito amanhã e durante a semana? Liste todas as atividades que têm de ser feitas e crie uma planilha semanal, onde conseguirá visualizar suas 168 horas semanais e dividi-las mais facilmente.
4 – Aprenda a dizer NÃO. Não apenas para as pessoas, mas para tudo que pode te atrapalhar durante uma atividade que necessite ser cumprida.
5 – Estabeleça a ordem de prioridade entre as tarefas e defina o que fará em cada hora do dia seguinte e da semana.
6 – O planejado deverá ser o executado, tenha disciplina.
7 - Crie mecanismos de controle para saber se a metodologia/ferramenta que está utilizando está sendo adequada para você. Se não estiver, troque-a imediatamente, antes que se convença de que “organização” não é para você.
8 - A partir disso, crie recompensas que vão reforçar a execução das suas atividades e principalmente sua mudança de hábitos.
9 – Peça ajuda às pessoas a sua volta para conseguir cumprir suas tarefas. Todos podem ajudar de alguma forma.
10 – Mantenha uma automotivação diária. Tenha sempre fixo na sua consciência o porquê (o real motivo) de estar se dedicando a cada atividade, de estar adquirindo novos hábitos de organização que vão nortear positivamente suas ações.