Entenda quem é você e prepare-se para alcançar seus objetivo
Foto de Lucas S.
Por: Lucas S.
29 de Outubro de 2016

Entenda quem é você e prepare-se para alcançar seus objetivo

Coaching PNL Geral Autodesenvolvimento

Entenda quem é você e prepare-se para alcançar seus objetivos

Qual o seu nível de satisfação sobre quem você é hoje? Você está totalmente feliz com quem se tornou? Você sabe quem realmente você é e de que forma isso pode te ajudar?

Quando faço essas perguntas, meu objetivo é instigar a pessoa a refletir o seu momento atual e, principalmente, a olhar para dentro de si e buscar o “Quem sou eu?”. E para encontrarmos as respostas, costumo utilizar a programação neurolinguística (PNL) que aparece como uma excelente opção nesse processo de esclarecimento, pois estuda como nosso cérebro e mente funcionam relacionados com nossa linguagem e corpo.

Além disso, a PNL explica como criamos nossos pensamentos, sentimentos, estados emocionais e comportamentos. E o melhor, ela nos ensina a direcionar e aperfeiçoar esses processos no nosso ser a partir do autoconhecimento, uma vez que pensamos vendo ou criando imagens internas, ouvindo ou criando sons, conversando com nós mesmos por meio de um diálogo interno ou tendo determinadas sensações.

Mas como entender tudo isso para atingir minha busca pelo “Quem sou eu”?

Primeiramente é preciso entender que o corpo, as expressões (palavras, gestos, linguagem em geral), os pensamentos e suas crenças são o que causam suas emoções, sentimentos e estado. Logo, isso é transformado em efeito de comportamentos e ações, que dependem de como se está utilizando esses fatores. É por isso que cada pessoa sente e age de maneira diferente diante de um mesmo fato, visto que cada um tem seus sentimentos, emoções e reações.

Por exemplo, quem não conhece irmãos gêmeos que, apesar de terem nascido no mesmo dia, que tiveram a mesma criação e mesma cultura são pessoas totalmente diferentes? Isso ocorre pelo fato de que cada um viu, ouviu e sentiu um mesmo acontecimento de forma distinta.

Quando explico essas questões, algumas pessoas me pedem ajuda: “Então, o que eu faço para entender quem sou eu e assim alcançar meus objetivos?”. É ai que conduzo a pessoa por meio de perguntas até compreender seus níveis neurológicos.

Para isso, uma das primeiras perguntas é saber o objetivo real da pessoa, ou seja, o que você quer especificamente? Essa parte é extremamente importante para saber se a pessoa está pensando e agindo em direção ao que deseja. Um grande detalhe: esse querer não poder ser, por exemplo, “Eu não quero me sentir mal em relação a tal coisa”, pois isso não contribui. Quando isso acontece, pergunto, “Ok, se você não quer se sentir mal em relação a isso, o que quer no lugar?”, aí a pessoa muda para “Eu quero me sentir bem nisso”. Apenas um exemplo prático de como funciona a programação.

Após conhecer o objetivo, temos o mais importante para toda essa compreensão, que é saber se isso está alinhado com quem você é e seus níveis neurológicos.

Esses níveis são trabalhados como uma hierarquia natural de classificação, de tal forma que a função de cada um é controlar e organizar a informação do nível abaixo:

- Nível Espiritual: a pergunta “Quem mais vai se beneficiar com isso? Sua família, seus filhos, sua comunidade, seu Deus, país, etc.?” leva a pessoa a entrar num estado de sistema maior (espiritualidade) e ver o real motivo pelo qual ela está fazendo aquilo.

- Nível Identidade: abaixo do “Quem mais?” vem a identidade da pessoa, o propósito e sua missão, que é o determinador das crenças e valores por meio da noção de si.

- Nível de Crenças e Valores: é onde se definem as motivações e permissões internas, que é o que vai apoiar ou bloquear o que se está fazendo ou irá fazer.

- Nível Capacidades: com o apoio ou bloqueio, temos as capacidades que você tem para atingir ou não o seu objetivo, que são as estratégias e planos mentais que vão conduzir e dar direção aos seus comportamentos.

- Nível Comportamentos: são as ações e reações específicas realizadas no ambiente, é o que você está fazendo.

- Nível ambiente: com as condições externas nas quais os comportamentos acontecem, que é o quando e onde está praticando essas influências.

 

Pronto! Agora leia novamente esse texto, olhe para o espelho, sinta, entenda e responda: qual seu papel nessa vida? Quem é você? Tenho certeza de que você saberá responder!

Lucas S.
Lucas S.
São Paulo / SP
Responde em 1 dia
1ª hora grátis
nota média
0
avaliações
R$ 90
por hora
MBA: Coaching executivo (Sociedade Latino Americana de Coaching)
Coaching Comportamental, Produtividade, Autodesenvolvimento
Venha aprender Pedagogia, Coaching, Psicologia

Confira artigos similares

Aprenda sobre qualquer assunto