O efeito fotoelétrico
Luciano das Exatas
em 30 de Março de 2015

efeito fotoelétrico ocorre quando uma placa metálica é exposta a uma radiação eletromagnética de frequência alta, por exemplo, um feixe de luz, e este arranca elétrons da placa metálica.

O efeito fotoelétrico parece simples, mas intrigou bastantes cientistas, só em 1905  Einstein explicou devidamente este efeito e com isso ganhou o Prêmio Nobel.

Uma das dúvidas que se tinha a respeito era que quanto mais se diminuía a intensidade do feixe de luz o efeito ia desaparecendo e a respeito da frequência da fonte luminosa também intrigava muito os cientistas, pois ao reduzir a frequência da fonte abaixo de um  certo valor o efeito desaparecia (chamado de frequência de corte), ou seja, para frequências abaixo deste valor independentemente de qualquer que fosse a intensidade, não implicava na saída de nenhum único elétron que fosse da placa metálica.

Mais tarde Einstein com a teoria dos fótons explicou que, a intensidade de luz é proporcional ao número de fótons e que como consequência determina o número de elétrons a serem arrancados da superfície da placa metálica e, quanto maior a frequência maior é a energia adquirida pelos elétrons assim eles saem da placa e abaixo da frequência de corte, os elétrons não recebem nenhum tipo de energia, assim não saem da placa.

Rio de Janeiro / RJ
Graduação: Engenharia Ambiental e Sanitária (Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ))
Você está com dificuldades para entender o professor em sala de aula? Marque uma aula particular e resolva esse problema! Ofereço aulas de Física, Matemática, Química, Cálculo Diferencial, Cálculo Numérico, Estatística e Probabilidade, Álgebra Linear, Geometria Analítica, Matemática Financeira, Desenho Técnico, Mecânica Geral, Isostática e Fenômenos dos Transportes, Atendimento em seu domicílio, em sua universidade, na biblioteca mais próxima de sua casa, Rio e Grande Rio. Támbem atendo em Gr ...
Física para Engenharia, Matemática para Engenharia
Oferece aulas presenciais
R$ 45 / aula
Conversar
Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Confira mais artigos sobre educação

Ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil