88 anos de Cristo Redentor
Marco A.
em 12 de Outubro de 2019


88 ANOS DO CRISTO REDENTOR UMA DAS 7 NOVAS MARAVILHAS DO MUNDO MODERNO

O Cristo Redentor é um monumento localizado na cidade do Rio de Janeiro. Está localizado sobre o morro do Corcovado a 710 metros acima do nível do mar e a estátua tem uma altura de 38 metros , sendo
30 metros de estátua e 8 metros de base em granito.

Foi inaugurado às 19:15 do dia 12 de outubro de 1931, depois de cerca de cinco anos de obras.

CORCOVADO EM 1906

Américo Vespúcio ao adentrar na Baia da Guanabara no dia 1 de Janeiro de 1502, logo de cara batizou esse morro pontiagudo e diferente Pico da Tentação, uma referência a um monte bíblico.
No século XVII por volta de 1645 o morro é rebatizado de Corcovado, devido a sua forma que lembraria uma corcunda.
Em 1824, dois anos após a independência do Brasil, Dom Pedro I lidera uma expedição ao topo do Corcovado, abrindo um caminho para o cume.
A pedra fundamental da construção é lançada em 4 de abril de 1922.
Em 1859, o padre Pedro Maria Boss sugere à Princesa Isabel que seja construído um monumento religioso no alto do Corcovado
Em 1882 Dom Pedro II autoriza a construção da Estrada de Ferro do Corcovado, quecomeça a funcionar em 1884 no trecho Cosme Velho-Paineiras. Um ano mais tarde foi inaugurado novo trecho ligando as Paineiras ao topo do morro, deixando a ferrovia com uma extensão total de 3800 metros.
Essa ferrovia seria usada para levar o material e os trabalhadores ao topo do Corcovado, possibilitando a construção do Cristo Redentor.

MIRANTE DO CHAPÉUMIRANTE DO CHAPÉU

Em 1923 é realizado um concurso para a escolha do monumento a ser construído e o projeto vencedor é do engenheiro Heitor da Silva Costa. Além do Corcovado, o Pão de Açúcar e o Morro de Santo Antônio também foram lembrados como possíveis pontos para o monumento.
Uma campanha nacional, que durou dez anos, arrecadou fundos para a obra.
A estátua, desenhada por Carlos Oswald, foi feita na França pelo escultor francês Paul Landowski, pois na época acreditava-se que profissionais brasileiros não teriam experiência para executar a obra. Antes da obra ser trabalhada em seu tamanho original, foram preparadas várias maquetes de gesso.
Gigantescos andaimes de madeira e ferro permitiam aos operários o acesso aos pontos mais altos da obra, enquanto as peças eram erguidas por um sistema de cabos e roldanas. As várias partes do Cristo eram ocas e foram encaixadas aos poucos na estrutura metálica montada para sustentar o peso da estátua.
Todas as peças da parte externa foram revestidas com pastilhas de pedra-sabão, material que, apesar de ser facilmente riscado, resiste bem ao tempo e às variações de temperatura.

CABEÇAMÃOMONTAGEM DO CRISTO

Observação Histórica
Pouco se fala no ideal politico - religioso da construção do Cristo.
A queda do Império em 1889, deu lugar a um regime republicano e uma nova Constituição foi promulgada em 1891, rompendo os laços entre a Igreja e o Estado;
ideólogos republicanos, como Benjamin Constant e Rui Barbosa, foram influenciados pela laicidade na França e nos Estados Unidos.
Em 1912, o Cardeal Dom Joaquim Arcoverde ressuscitou o projeto, querendo mostrar que a igreja tinha força no Brasil e que a construção valeria a pena.
Acredito que seria uma insatisfação da igreja católica com a ideia de tornar o Brasil um país Laico

Costumam cair 25 raios no Cristo durante o ano

BELEZA NATURALA NOITE

Rio de Janeiro / RJ
Especialização: PÓS GRADUAÇÃO NA CIDADE DO RIO DE JANEIRO (VENTURO)
História - Rio De Janeiro História - 1º ano História para Ensino Médio História do Brasil História - Guia de Turismo cultural Rio de Janeiro História Geral História a domicílio
Professor de Historia com método de aula em campo, guia de turismo histórico e pós graduado em Marketing digital.Experimente uma aula gratuíta
Oferece aulas online (sala profes)
Oferece aulas presenciais
R$ 40 / aula
Conversar Whatsapp do professor Marco A. Whatsapp do professor Marco A. WhatsApp
1ª aula demonstrativa
Responde em 1 h e 29 min
Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Listas de exercícios, Documentos, Revisões de textos, Trabalhos?

Se seu problema for dificuldade em uma lista de exercícios, revisão de teses e dissertações, correção de textos ou outros trabalhos, peça uma ajuda pelo Tarefas Profes.

Enviar Tarefa

Confira artigos similares

Confira mais artigos sobre educação

Ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil