Guerra do Paraguai
em 15 de Outubro de 2019
O Cristo Redentor é um monumento localizado na cidade do Rio de Janeiro. Está localizado sobre o morro do Corcovado a 710 metros acima do nível do mar e a estátua tem uma altura de 38 metros , sendo
30 metros de estátua e 8 metros de base em granito.
Foi inaugurado às 19:15 do dia 12 de outubro de 1931, depois de cerca de cinco anos de obras.
Américo Vespúcio ao adentrar na Baia da Guanabara no dia 1 de Janeiro de 1502, logo de cara batizou esse morro pontiagudo e diferente Pico da Tentação, uma referência a um monte bíblico.
No século XVII por volta de 1645 o morro é rebatizado de Corcovado, devido a sua forma que lembraria uma corcunda.
Em 1824, dois anos após a independência do Brasil, Dom Pedro I lidera uma expedição ao topo do Corcovado, abrindo um caminho para o cume.
A pedra fundamental da construção é lançada em 4 de abril de 1922.
Em 1859, o padre Pedro Maria Boss sugere à Princesa Isabel que seja construído um monumento religioso no alto do Corcovado
Em 1882 Dom Pedro II autoriza a construção da Estrada de Ferro do Corcovado, quecomeça a funcionar em 1884 no trecho Cosme Velho-Paineiras. Um ano mais tarde foi inaugurado novo trecho ligando as Paineiras ao topo do morro, deixando a ferrovia com uma extensão total de 3800 metros.
Essa ferrovia seria usada para levar o material e os trabalhadores ao topo do Corcovado, possibilitando a construção do Cristo Redentor.
Em 1923 é realizado um concurso para a escolha do monumento a ser construído e o projeto vencedor é do engenheiro Heitor da Silva Costa. Além do Corcovado, o Pão de Açúcar e o Morro de Santo Antônio também foram lembrados como possíveis pontos para o monumento.
Uma campanha nacional, que durou dez anos, arrecadou fundos para a obra.
A estátua, desenhada por Carlos Oswald, foi feita na França pelo escultor francês Paul Landowski, pois na época acreditava-se que profissionais brasileiros não teriam experiência para executar a obra. Antes da obra ser trabalhada em seu tamanho original, foram preparadas várias maquetes de gesso.
Gigantescos andaimes de madeira e ferro permitiam aos operários o acesso aos pontos mais altos da obra, enquanto as peças eram erguidas por um sistema de cabos e roldanas. As várias partes do Cristo eram ocas e foram encaixadas aos poucos na estrutura metálica montada para sustentar o peso da estátua.
Todas as peças da parte externa foram revestidas com pastilhas de pedra-sabão, material que, apesar de ser facilmente riscado, resiste bem ao tempo e às variações de temperatura.