A CHEGADA DAS ORDENS RELIGIOSAS NO RIO DE JANEIRO
Por: Marco V.
01 de Outubro de 2019

A CHEGADA DAS ORDENS RELIGIOSAS NO RIO DE JANEIRO

História do Rio de Janeiro

História História do Brasil

Sabemos que Portugal no sec XVI era um país totalmente católico e que as irmandades religiosas tiveram grande contribuição no processo de colonização de suas colonias em especial o Brasil.
Abaixo citamos as principais que chegaram no Rio de Janeiro.

JESUÍTAS
Os jesuítas vieram em 1549 junto com Tomé de Souza o primeiro governador do Brasil e cuidavam principalmente da catequese.Tiveram papel importante nas negociações com a confederação dos Tamoios e na fundação da cidade em 1565.

 

Jesuitas e Catequese

CARMELITAS
Os carmelitas, em 1579. Se instalaram numa casa na base do Morro do Castelo e, posteriormente, receberam como doação o “Morro do Carmo”, onde hoje é o “Morro de Santo Antônio”, mas acharam o local muito distante do centro da cidade e preferiram instalar-se na capelinha de “Nossa Senhora do Ó”. Hoje esta capela é a Igreja N.S do Carmo e, ao lado, ergueram à partir de 1619 o Convento do Carmo, onde atualmente está a “Universidade Cândido Mendes”.

 

Carmelitas

convento do carmo

FOTO CONVENTO DO CARMO

FRANCISCANOS
Os Franciscanos chegaram ao Brasil com Pedro Álvares Cabral.Eram oito e seu superior Frei Henrique Soares de Coimbra celebrou a Primeira Missa em terras brasileiras.
Desde então, os Franciscanos são a única Ordem que jamais deixou o Brasil.
Os primeiros Frades chegaram ao Rio de Janeiro em 1592 e se domiciliaram numa ermida perto da Praia de Santa Luzia. Depois Os franciscanos não se incomodaram de ficar com o “Morro do Carmo”(Hoje Santo Antonio), mas fizeram uma exigência à “Câmara de Vereadores” para que fosse aterrada a lagoa que existia em frente, onde hoje é o “Largo da Carioca”. A “Câmara de Vereadores” aceitou o pedido e o convento começou a ser construído em 1608, mas a obra para secar a lagoa só foi realizada 70 anos depois. O convento foi inaugurado em 1616 e a lagoa foi seca depois de 1679. O convento foi ampliado diversas vezes até meados do século XVIII para chegar ao que está até hoje.

A LAGOA DE SANTO ANTONIO ONDE HOJE É O LARGO DA CARIOCA

 

BENEDITINOS
Os monges beneditinos frei Pedro de São Bento Ferraz e frei João Porcalho chegaram em 1586, ficaram por um tempo na “Igreja de Santa Luzia”, mas não gostaram porque havia muita rivalidade com os jesuítas e, depois de 1590, mudaram o seu estabelecimento para as terras doadas pelo comerciante Diogo de Brito de Lacerda, onde hoje é chamado de “Morro de São Bento”
Diogo de Brito doou as terras aos beneditinos fazendo apenas duas exigências: que se mantivesse o culto a Nossa Senhora da Conceição dentro do Mosteiro de São Bento; e que eles fossem enterrados diante do altar-mor. Em 1590 os dois monges beneditinos tomaram posse do morro e em 1617 iniciaram a construção do mosteiro que está lá até hoje.

Igreja de Nossa Senhora de Montserrat em Mosteiro de São Bento

Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Confira artigos similares

Confira mais artigos sobre educação

+ ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil