O uso de gabaritos comentados no ensino de Química
Por: Marcel R.
15 de Março de 2015

O uso de gabaritos comentados no ensino de Química

Química EM UERJ Concursos

Quem nunca se deparou com uma questão pertencente a uma determinada prova de concurso, a qual não conseguia resolver? O aluno se frustra ao tentar resolver uma questão e ao ler o famigerado gabarito verificar que a alternativa escolhida não é a alternativa que encontrou após cálculos e mais cálculos ou minutos de reflexão. Nas Ciências "Exatas" pequenos erros ou desvios na resolução de uma questão podem levar a resultados absolutamente diferentes do "resultado correto" para a questão. É neste contexto que se inserem as provas ou gabaritos comentados. Estão ali com o objetivo de demonstrar o passo a passo de resolução da questão.

Precisa-se compreender que apesar da existência do gabarito, o aluno precisa e deve tentar esgotar o máximo possível seu poder de resolução da determinada questão antes de verificar o determinado gabarito, outrossim correndo o risco de se tornar um candidato (aluno) acostumado (ou pior ainda viciado) a verificação prévia do resultado da questão. O aluno não desenvolve seus conhecimentos quando acerta uma questão tendo visto e "copiado" previamente um gabarito, e engana-se aquele que pensa que se aprende desta forma. Portanto é claro que o gabarito não deve ser usado como uma muleta, mas como uma ferramenta.

Por muitas vezes a leitura do gabarito comentado mesmo que o aluno já saiba como resolver a questão pode elucidar pontos confusos de determinado tópico, ou ainda ensinar em caso de erro do aluno não só qual a alternativa correta, porém o porque da mesma estar correta e melhor ainda o porque das outras alternativas serem consideradas erradas ou inadequadas.

Abaixo eu explicito, como exemplo, no gabarito comentado de uma questão de química do exame de qualificação da UERJ de 2015, como é possível aprender com o mesmo da forma mais completa possível.

Parte 1 - Questão 33

Parte 2 - Questão 33

O gabarito portanto apresenta de forma resumida o objetivo da questão, o qual é importante que fique claro para o aluno para que ele acabe compreendendo entre outras coisas a sua capacidade de interpretação do enunciado da mesma além da linha de cobrança da banca examinadora. Em seguida o gabarito desenvolve a resolução da questão, explicitando a linha de pensamento com o auxílio de linguagem escrita e gráfica para melhor compreensão. E por fim a análise das alternativas oferecidas pela questão, com pequenos resumos sobre cada uma das alternativas, na qual o aluno pode adquirir conhecimentos para a resolução não só desta mas de outras questões.

A utilização de gabaritos comentados é mais um método utilizado em minhas aulas para auxiliar o aluno na conquista de seus objetivos. Para mais informações de métodos de aula e horários entre contato! Um abraço e lembre-se sempre de caminhar rumo a seus objetivos!

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