Além do mar, aqui vamos nós: A expansão ultramarina
Mariella Careaga
em 01 de Janeiro de 2015

Olá caros estudantes!

Tudo bom?

Primeiro dia de 2015 e não tem nada melhor que começar o ano revisando assuntos para nossas segundas fases, não? O assunto que abordaremos hoje é recorrente nos vestibulares (nas primeiras e/ou segundas fases). Nosso tema de hoje é a EXPANSÃO MARÍTIMA ou ULTRAMARINA, movimento realizado por diversos Estados entre os séculos XV e XVII que teve como pioneiros os nossos amigos portugueses.

 

caravela

Ilustração de uma caravela

 

CONTEXTO E MOTIVAÇÕES PARA A EXPANSÃO MARÍTIMA

As condições e motivações para a expansão marítima dos séculos XV e XVI são estabelecidos ainda na Idade Média (século V a XV). Como pontos centrais de mudança nesse período temos:

- A transição da descentralização política presente na Idade Média para o modelo centralizado, que terá seu auge no Absolutismo Monárquico.

- Ascensão das práticas comerciais: O crescimento dessa atividade teve início na Idade Média e vai se consolidar como a base econômica de vários estados europeus nos séculos XV e XVI. Aqui, devemos destacar a importância social e ecônomica que a BURGUESIA também vai alcançar, uma vez que são os burgueses os indivíduos intimamente relacionados com essa atividade. O crescimento comercial será tão marcante, em especial no século XIII, que levará ao estabelecimento de importantes ROTAS comerciais por terra e, especialmente, por mar. Destas, as rotas que utilizavam o MAR MEDITERRÂNEO ganham destaque, sendo que seu controle por muitos anos ficará sob o comando dos árabes e depois passará para as cidades italianas, fato este que dificultará a circulação de outros povos por essa via.

- As reformas religiosas: Estas designam diversos movimentos de ruptura com as práticas da Igreja Cristã Apostólica Romana que levarão ao enfraquecimento da mesma dentro do cenário europeu, motivando uma renovação e expansão do cristianismo. 

Embora o contexto do final da Idade Média se mostrasse promissor, uma vez que era marcado por um desenvolvimento comercial e urbano (renascimento comercial e urbano), essa época também foi marcada por eventos catastróficos, que de forma geral foram denominados na Crise do século XIV. Nessa crise, fatores como a peste negra, problemas de produção de alimentos (que geraram fome) e guerras, em especial aqui a chamada Guerra dos Cem Anos entre França e Inglaterra,prejudicaram em demasia o comércio, fazendo com que esta atividade ficasse retraída por algum tempo.

Buscando uma maneira ALTERNATIVA que retormar o comércio com regiões orientais, que forneciam produtos muito valorizados no mercado europeu, e que estabeleceriam uma rota nova para aquelas atingidas pelos problemas citados acima, diversos estados se propõem a buscar novos caminhos, sendo que neste momento, os portugueses tomam a dianteira e iniciam esse processo de expansão pelo mar.

O que queriam os europeus?

As motivações para a expansão ultramarina são várias, sendo que essas podem ser agrupadas em razões econômicas e religiosas, sendo as principais:

- Conquista de terras (processo de colonização);

- Busca de produtos valorizados no mercado europeu (com as ESPECIARIAS, já mencionadas anteriormente, e artigos de luxo, como seda e marfim);

- Busca de METAIS PRECIOSOS (escassos na Europa naquele período, esses metais eram importantes tanto para a cunhagem de MOEDAS quanto para designar o poder do Estado, uma vez que reservas de ouro e prata denotavam poder nessa época);

- Estabelecimento de novos MERCADOS;

- Expansão da fé cristã, que tinha sofrido muitas perdas com a Reforma Protestante, e que buscava agora novos fiéis em outras regiões do mundo fora da Europa (catequização). A Igreja no contexto da expansão ultramarina merece destaque, uma vez que boa parte das Monarquias europeias era cristã catolítica e a Igreja também exercia forte influência nessas regiões.

Como realizar essa empreitada?

Vocês já podem imaginar que realizar essa façanha não foi algo simples. Além de apresentar objetivos amplos, a expansão marítima também necessitava de uma série de fatores que contribuíssem para sua realização. Foi esse ponto aqui que permitiu, por exemplo, que portugueses se lançassem ao mar antes dos espanhóis e dos ingleses. E quais foram esses fatores fundamentais para que a expansão ultramarina ocorresse?

- Para concretizar essa façanha, inicialmente foi necessário ter recursos financeiros para poder investir nos gastos que seriam necessários. Esses recursos foram essencialmente fornecidos pela burguesia, que assim teve um importante papel financiador nesse movimento;

- Além de ter dinheiro, para executar todas as ações que seriam necessários para essa empreitada, foi necessária a presença de uma instituição capaz de articular,executar e planejar as ações. É nessa função que entra nosso Estado, ou melhor, nossas Monarquias Europeias. Apenas regiões centralizadas politicamente, na forma de Monarquias, seriam capazes de articular essas ações de uma maneira mais eficiente e rápida;

- Tendo conseguidos os recursos necessários e quem articulasse toda a ação, era também imprescindível o desenvolvimento do conhecimento técnico necessário para essa façanha. Esse ponto é de extrema importância e foi aqui que o Renascimento Científico ajudou bastante. Além disso, o contato entre europeus e árabes, presente em diversas regiões europeias por vários séculos (aqui devemos destacar o contato entre árabes e eurpoeus na península ibérica, região na qual se localiza Portugal), permitiu a incorporação de conhecimentos matemáticos, geográficos e de instrumentação pelos europeus que nossos amigos árabes detinham.   

Com tudo isso organizado, agora sim era possível conseguir se lançar ao mar (com uma certa condição...).

Espero que esta revisão ajude vocês de alguma forma!

Ótimos estudos e até uma próxima

Abraços,

Mariella

São Paulo / SP
Doutorado: Psicobiologia (Universidade Federal de São Paulo)
Olá pessoal Sou biomédica formada pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP-EPM) e mestre em ciências pela mesma instituição (na área de neurociências). Embora inserida na área da saúde pela minha formação superior, tenho experiência lecionando aulas de História do Mundo e Brasil, pois lecionei por 5 anos essa disciplina em um cursinho comunitário da UNIFESP (CUJA), além de conduzir grupos de estudo e elaborar material didático sobre essa matéria. Tenho também conhecimentos de inglês, esp ...
História do Brasil, História do Mundo, História para Vestibular, História para Ensino Médio, Farmacologia, Conversação Básica em Espanhol, Leitura em Espanhol
Oferece aulas online (sala profes)
R$ 56 / aula
Conversar
Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Confira artigos similares

Confira mais artigos sobre educação

Ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil