Primeiros passos na História: Cálculo do tempo e divisão cronológica
Mariella Careaga
em 09 de Dezembro de 2014

Olá pessoal

Hoje falaremos de dois assuntos super bacanas e simples de História que muita gente não dá muito valor. Primeiro, discutiremos um pouco como é possível se localizar entre os diferentes fatos históricos (cálculo do tempo). Depois, conversaremos um pouco sobre a divisão temporal tradicional para a História (pelo menos, para a História Ocidental, aquela que cai nos vestibulares...)

Vamos lá?

 

O cálculo do tempo

 

Para sabermos nos localizar entre os diferentes fatos históricos precisamos nos localizar bem temporalmente. Seguindo as regrinhas básicas abaixo, poderemos identificar em qual século se situa determinado evento em um piscar de olhos. Duvidam? Então, vamos praticar:

Quando a  data em questão terminar em dois zeros, o século corresponde ao(s) primeiro(s) algarismo(s) que está(ão) à esquerda do número analisado. Vejamos:

- Ano 1600: Este ano está inserido no século XVI;

- Ano 200 a.C.: Este ano está inserido no século II a. C.

 

E quando o ano em questão não termina em dois zeros?

Nessas situações basta apenas eliminar a unidade e a dezena que o compõe e somar 1 ao restante do número. Observe:

- Ano 1997: Este ano está inserido no século XX (19 + 1 = 20)

- Ano 1789: Já este está inserido no século XVIII (17 + 1 = 18)

Tranquilo, não?

 

Outro ponto importante a se considerar no cálculo do tempo é se o evento ou ano em questão ocorreu antes ou após o nascimento de Cristo. 

Se o fato ocorreu antes do nascimento de Cristo, somam-se as duas datas.

 

Exemplo: Em 539 a.C. o II Império Babilônico foi conquistado pelos persas. Quantos anos se passaram desde essa conquista?

539 + 2012 = 2551

 

Agora, se o fato ocorreu após o nascimento de Cristo, subtraia o ano corrente do ano em que o fato aconteceu.

Exemplo: Em 2014, quantos anos se completaram desde a independência do Brasil?

- 2012 – 1822 = 192

 

Divisão tradicional da história      

 

Quando falamos da divisão tradicional da história tratamos essencialmente de quatro períodos: A Idade Antiga, Idade Média, Idade Moderna e Idade Contemporânea. Vale ressaltar que cada um desses grandes períodos foi marcado pelo que chamamos de modo de produção, maneira pela qual os homens se organizavam para garantir suas condições de sobrevivência e seu modo de vida, abrangendo dessa forma tanto as forças produtivas quanto as relações sociais de produção. O entendimento da História através dos modos de produção foi uma abrondagem criada pelo filósofo Karl Marx e é, geralmente, muito mencionada em provas de vestibular e materiais didáticos.

Contudo, o estudo dos diferentes momentos históricos dessa maneira, fragmentada, não significa que a História ocorreu toda fragmentada, toda dividida. Essa forma de estudo representa apenas um artefato para facilitar a nossa compreensão dos eventos que aconteceram em cada momento.

Agora vejamos quais foram os modos de produção predominantes em cada período mencionado acima.

 

- Idade antiga: Do surgimento da escrita até a queda do Império Romano do Ocidente, em 476 da era cristã (século V). Na idade antiga existiam dois modos de produção:

* Na antiguidade oriental (Egito e Mesopotâmia): Predominava o modo de produção asiático ou de servidão coletiva.

* Na antiguidade clássica (Grécia e Roma): Modo de produção escravista.

 

- Idade Média: Da desagregação do Império Romano do Ocidente, em 476 (século V), até a tomada de Constantinopla pelos turcos e posterior queda em 1453 (século XV).

* O modo de produção predominante era o feudalismo (principalmente na Alta Idade Média).

 

- Idade Moderna: De 1453 até o inicio da revolução francesa, em 1789 (século XVIII).

* O modo de produção existente era o capitalismo comercial.

 

- Idade Contemporânea: De 1789 até hoje.

* O modo de produção presente no início desse período foi o capitalismo industrial. Este foi seguido pelo capitalismo financeiro ou monopolista.  

 

Espero que este post seja muito útil para os estudos históricos de vocês.

Aguardem pelos próximos, nos quais aprofundaremos tópicos importantes sobre diversos assuntos dentro da História (do mundo e do Brasil)

 

Até lá!

 

Abraços

 

Profa. Mariella

São Paulo / SP
Doutorado: Psicobiologia (Universidade Federal de São Paulo)
Olá pessoal Sou biomédica formada pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP-EPM) e mestre em ciências pela mesma instituição (na área de neurociências). Embora inserida na área da saúde pela minha formação superior, tenho experiência lecionando aulas de História do Mundo e Brasil, pois lecionei por 5 anos essa disciplina em um cursinho comunitário da UNIFESP (CUJA), além de conduzir grupos de estudo e elaborar material didático sobre essa matéria. Tenho também conhecimentos de inglês, esp ...
História do Brasil, História do Mundo, História para Vestibular, História para Ensino Médio, Farmacologia, Conversação Básica em Espanhol, Leitura em Espanhol
Oferece aulas online (sala profes)
R$ 56 / aula
Conversar
Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Confira artigos similares

Confira mais artigos sobre educação

Ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil