Acentuação: o caso da proparoxítona

Português Língua Portuguesa Acentuação
Acentuação: o caso da proparoxítona
Marta Claudino
em 21 de Março de 2015

Tenho observado nos portais de notícias e redes sociais um problema muito comum: a não utilização do acento gráfico nas palavras proparoxítonas. 

Das regras mais simples de aprender na Língua Portuguesa, relembrar nunca é demais. Por isso, explico que proparoxítona é aquela palavra cuja tonicidade está na antepenúltima sílaba, devendo ser acentuada.

Voltando um pouquinho no texto que acabo de escrever, localizo as seguintes palavras proparoxítonas:

gráfico

proparoxítonas

antepenúltima

sílaba

 

Simples, você não pensa da mesma forma?

Dê uma olhadinha e revise você mesmo seu texto. Caso tenha dessas palavrinhas, acentue. A correção gramatical faz bem para quem vai ler e apreciar o que você está comunicando.

Porto Alegre / RS
Graduação: Letras português Literatura (FACULDADES PORTO-ALEGRENSES - FAPA)
Preparo planos de aula específicos para cada dificuldade. Tenho experiência com aulas particulares presenciais, regência de classe na minha área de formação e fora da minha formação (ensino religioso, por exemplo) por necessidade da escola. Em outras palavras, sou professora atuante. A minha experiência abrange preparação de argumento para interposição de recurso em concurso público. Além de revisão textual de teses de graduação, mestrado, doutorado e artigos. Também podemos combinar os estud ...
Reforço Escolar em Português, Redação, Português - Literatura, Ajuda em Português, Dúvida de Português, Português na Faculdade, Introdução ao Português
Oferece aulas presenciais
R$ 60 / aula
Conversar
1ª aula gratuita
Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Confira artigos similares

Confira mais artigos sobre educação

Ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil