7 lições que aprendi com o XADREZ

Xadrez Ensino Fundamental Xeque Xeque-Mate
7 lições que aprendi com o XADREZ
Matheus Siqueira
em 25 de Agosto de 2016

"Vejo na luta enxadrística um modelo exato da vida humana, com sua
luta diária, suas crises e seus incessantes altos e baixos." (GM G. Kasparov)

 

Logo no ensino fundamental, a escola que eu estudava propôs aos alunos aulas de lógica matemática. A principal atividade dessa aula era a compreensão e exploração do jogo de XADREZ.

Xadrez é um esporte fantástico, milenar e sem nenhum tipo de preconceitos: qualquer um pode jogar. E deveria mesmo. Não tem idade para começar a aprender. Muito pelo contrário, quanto antes melhor!

 

7 COISAS QUE APRENDI COM O XADREZ:

 

1. Atenção

Desde o começo do aprendizado, a atenção é essencial. Tanto prestar atenção aos ataques adversários quanto aos caminhos para atacar é importante para a vitória.

 

2. Paciência

Perdi algumas partidas por ir direto demais ao objetivo, sem planejar. Aprendizados que levarei para a vida.

 

3. Respeito

Ninguém é bom o suficiente a ponto de ser invencível. Nesse esporte, você tem que estar sempre fazendo o seu melhor, o mais concentrado possível. Subestimar o adversário pode acarretar numa derrota.

 

4. Persistência

Na contramão do imediatismo atual, o avanço do domínio da arte enxadrista é lenta. A vontade de ser um bom jogador faz com que você aprenda a estabelecer metas e cumpri-las.  "Do Xadrez se disse que a vida não é o suficientemente longa para ele, mas isso é culpa da vida, não do Xadrez" (W. E. Napier)

 

5. Planejamento

Junto à paciência, são a base para qualquer bom jogador. Tal habilidade transforma a cabeça de um enxadrista em um verdadeiro campo de batalha. A capacidade de prever jogadas e se defender, ou pensar numa possibilidade de ataque rodadas antes do xeque-mate ensina a ser um bom estrategista.

 

6. Concentração

É difícil encontrar outro esporte em que um descuido possa ser tão comprometedor quanto o xadrez. Para vencer, o jogador tem que estar focado na partida TODO O TEMPO.

 

7. Humildade

Tem uma máxima que diz:"Ninguém é tão ruim que não possa ensinar, e ninguém é tão bom que não possa aprender". E bem, já diz tudo.

 

 

Juiz de Fora / MG

3 avaliações
Graduação: Engenharia Civil (UFJF)
Sempre buscando o compartilhamento de informações de forma leve, interativa e didática. Disponibilizo listas de exercícios para meus alunos e sou solícito. Faço planejamento de aulas e plano de estudos para alunos com objetivos a longo prazo, como vestibular e concursos. Experiência como monitor de matemática, por dois anos, no CEFET/RJ.
Matemática para Ensino Fundamental, Trigonometria, Matemática para Enem, Física para Ensino Médio, Física para ENEM, Química para Ensino Médio, Química para ENEM
Oferece aulas online (sala profes)
Oferece aulas presenciais
R$ 33 / aula
Solicitar aula
1ª aula gratuita
Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Confira artigos similares

Confira mais artigos sobre educação

Ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil