9 Dicas para conseguir manter a rotina de estudo
Por: Matheus S.
28 de Agosto de 2016

9 Dicas para conseguir manter a rotina de estudo

Psicologia Vestibular Profissional Enem

Noite de domingo, de novo. Aquele dia que botamos a cabeça no travesseiro traçando objetivos para a próxima semana. E, na maioria das vezes, bem chateados por não ter realizados todos os desafios propostos na semana anterior.

Um quadro tão comum, já faz parte da rotina. Que pena!

 

Humildemente, tentarei aqui enumerar algumas dicas que me ajudaram bastante na hora de estudar para o pré-vestibular.

 

9 DICAS PARA CONSEGUIR MANTER A ROTINA DE ESTUDOS:

 

1. Faça seu plano de estudos.

 

Caso seu objetivo seja ENEM, seu plano de estudos já deveria estar pronto. Porém, não se desespere. Muitos, acredito, já tentaram fazer planos de estudos e falharam. Pessoalmente, tive muita dificuldade até conseguir fazer o primeiro plano de estudos que desse certo para mim. Siga as próximas dicas que estarão aqui com o intuito de te auxiliar nessa questão. Antes tarde do que nunca!

 

2. Reserve um bom lugar para isso.

 

Nada pior do que estar todo animado para começar seu prazeroso e proveitoso estudo e ter de levantar para atender a campainha, ouvir a mãe gritando com o irmão ou muita coisa acontecendo ao seu redor e tirando a sua atenção. Um lugar com pouca iluminação também atrapalha. Tente fazer o máximo para ter atenção no que está fazendo.

 

3. Nada de redes sociais.

 

Parece bobo. Todos nós sabemos disso, ouvimos dezenas de vezes, mas parece que dói ficar com o celular longe. O pior é quando ouve o maldito som da notificação do WhatsApp. Parece que o mundo vai acabar se não respondermos aquela mensagem instantaneamente. Mas deixa eu te falar: não vai não. Ninguém vai morrer por esperar uma ou duas horas para ser respondido. E, convenhamos, se algo for realmente importante, a pessoa te ligaria, não só mandaria mensagem.

 

4. Alimentação e atividades físicas

 

"Mente sã, corpo são". Ah, o mundo seria muito mais produtivo se todos pensassem dessa forma.

 

5. Respeite seus limites.

 

Faça um teste: 

Elabore um plano de estudos para você e para um amigo. E peça o mesmo para ele. É bem provável que você estabeleça objetivos maiores no seu e algo mais palpável para o seu amigo. É o seu cérebro tentando te enganar. Muito mais provável que o plano de estudos que o seu amigo fará pra você será mais realista do que o seu. 

Nós costumamos achar que somos capazes de fazer mais do que realmente podemos. É o nosso ego falando. É muito comum estarmos muito animados domingo à noite: "Essa semana será diferente", "Vou estudar 5 horas por dia". Desculpe te desapontar, mas não vai não. Pode até ser que chegue perto no primeiro dia, mas no segundo terá um rendimento pior e no terceiro dar aquela faxina na casa que está adiando há dois meses vai parecer muito mais interessante do que ficar 5 horas estudando.

 

6. Comece com calma

 

Quase que um complemento do tópico anterior. Seja realista. Nós demoramos 21 dias para interpretarmos algo como rotina, não quebre esse tempo. É melhor você estudar 30 minutos 21 dias do que só planejar estudar 2 horas.

 

7. Acredite em você

 

Parece pouco importante, mas não é. Vestibular significa o começo da construção de uma vida profissional, não é pouca coisa. Então, vá atrás do seu sonho. Lembre-se sempre do porquê está fazendo todo esse esforço e será recompensado(a).

 

8. Vença os bloqueios mentais

 

É extremamente comum nos identificarmos mais com uma determinada matéria. Do mesmo modo que é comum não gostarmos. Por isso, não crie bloqueios. Pensar em como você odeia física antes de sentar para estudar não vai te ajudar em absolutamente nada.

 

9. Comece

 

Por fim, e não menos importante. Comece. Simplesmente, comece. Qualquer objetivo precisa de um primeiro passo. Se algo nessa vida for fácil, duvide.

 

 

Muito obrigado pela atenção,

Matheus Siqueira

Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Confira artigos similares

Confira mais artigos sobre educação

+ ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil