8 dicas que se deve saber antes de iniciar aulas
Por: Michael S.
15 de Setembro de 2019

8 dicas que se deve saber antes de iniciar aulas

Como se preparar da melhor forma para a primeira aula.

Alemão Professor de Alemão Aulas de Alemão Aprenda a falar e se comunicar

Provavelmente você está animado a aprender uma nova língua que irá abrir um novo mundo a você. Com este texto, eu vou passar dicas testadas para aprender idiomas. Dicas que eu acumulei durante minha experiência de vários anos lecionando alemão e inglês como língua estrangeira. Elas irão apoiar e melhorar o aprendizado e fazer as primeiras aulas eficazes. Aqui estão 8 dicas importantes antes de aprender um novo idioma: 

1- Compre um caderno de papel

Sim, eu sei que nós vivemos na era digital, onde fazemos e organizamos quase tudo com nossos aparelhos eletrônicos, por exemplo, escrevemos recados, horários, etc. Para se aprender um idioma, é mais eficaz quando escrevemos no papel as palavras novas, explicações e regras gramaticais.
Isto se deve ao fato que nosso cérebro é mais ativo quando escrevemos, porque movimentamos nossas mãos! Por isto é melhor escrever no papel ao fazer para casa, do que digitar no computador. Além disto, é possível escrever as dúvidas para o professor. 

2- Compre o livro didático em forma de papel

Para aprender idiomas um livro em forma de papel tem várias vantagens em relação a uma versão digital. Eu mesmo sou desenvolvedor de softwares e prefiro as formas digitais. Mas eu utilizo a forma física do livro ao lecionar. A primeira razão disso, é que nosso cérebro arquiva as informações relacionando-as com a posição e o local. Em um livro, por exemplo, se o conteúdo está no início ou no final, do lado direito ou esquerdo. Em um PDF se perde esta informação e assim o aprendizado é ineficaz. A segunda razão é que se pode facilmente escrever notas no livro, como traduções de palavras, explicações do professor, etc.

 3- Utilize aplicativos para aprender a língua

Quando se começa a aprender um idioma, o vocabulário é muito importante, principalmente quando se inicia do zero e não se sabe nada do novo idioma. Neste caso, é melhor aprender na forma digital. Nós temos nossos smartphones sempre conosco, no ônibus, na sala de espera, ou se estamos sem nada para fazer, podemos simplesmente abrir o aplicativo e praticar para aprender algumas palavras novas. Outra vantagem dos aplicativos é que eles arquivam o nível de nosso conhecimento e repetem as palavras que ainda não aprendemos.
No início é difícil aprender novas palavras e a pronúncia delas. Isto não significa que a pessoa seja ou não inteligente, mas tem a ver com o funcionamento do nosso cérebro. Quanto mais relações neurais uma palavra tem em nosso cérebro, mais facilmente a aprendemos. Com um idioma novo não há quase nunca uma relação neural, por isto o processo é mais longo e as primeiras aulas são mais cansativas. Mas é preciso atravessar esta fase, até que nosso cérebro se acostume ao novo idioma e aqui os ajudantes digitais nos dão suporte. Aqui estão alguns aplicativos para aprender inglês e alemão e até mesmo outras línguas. Alunos mais avançados não necessitam deles. Escolha o que te agrada mais, estas são algumas sugestões:
DuoLingo, Babbel, Goethe Institut. 

4- Utilize um dicionário online bom e confiável

Existem vários dicionários online e a maioria das pessoas utilizam automaticamente o Google Tradutor, o que eu não posso sugerir! Especialmente a versão móvel, porque ela só mostra uma tradução possível. E as palavras têm normalmente mais de uma tradução. Por isto é importante utilizar um bom e confiável dicionário online. É melhor perguntar ao professor qual ele usa e qual ele pode sugerir. Além disto, é preciso tomar cuidado com as chamadas reverse translations website, já que algumas são realmente péssimas. Alguns alunos meus me mostraram palavras que nem existem em alemão! Eu utilizo os seguintes dicionários, alguns também têm aplicativos à disposição:
 

  Alemão / Inglês: dict.leo.org ou http://dict.cc
  Alemão / Português: dict.leo.org
  English / Português: www.wordreference.com 

5- Entender a curva do aprendizado

É muito importante entender a curva do aprendizado, porque um idioma é uma coisa complexa, que requer tempo e dedicação para aprender. No início não é tão fácil, porque obtemos muitas informações e impressões. Nosso cérebro necessita de um certo tempo para se acostumar. Mas então, depois de algum tempo chegamos a um ponto onde entendemos uma palavra pelo contexto, sem traduzir diretamente. Aí alcançamos um nível onde o idioma flui. A diferença entre a nova língua e a língua materna é um outro fator. Por exemplo, alguém que fala espanhol aprende português facilmente, já que as duas línguas são muito parecidas. Para falantes de alemão há também um exemplo: holandês. São dois idiomas distintos, mas com algumas palavras parecidas e isso exige mais esforço. Naturalmente qualquer pessoa pode aprender qualquer idioma, até mesmo as palavras difíceis. Depende da motivação e da dedicação. 

6- Qual é a expectativa nas primeiras aulas

Relaxe! Você também pode aprender uma nova língua. As primeiras aulas são próprias para se acostumar devagar com o idioma. Então vá simplesmente e relaxe, mesmo sem entender tudo. Não há a expectativa que o aluno entenda ou repita tudo ou mesmo que ele possa pronunciar ou se expressar perfeitamente. É necessário tempo para que isto aconteça. Para dominar uma língua é preciso ir passo a passo, palavra por palavra, regra por regra. Especialmente no início devemos nos alegrar com pequenos progressos. Se fala em alemão: a prática faz o mestre.

 7- Praticar, praticar, praticar

O sucesso e a rapidez para aprender um idioma depende proporcionalmente do tempo que se dedica a ele. Eu tive um aluno que não tinha quase nenhum tempo para fazer para casa por causa do seu trabalho. Por isto, ele progredia muito vagarosamente. Eu também tive outros alunos que dedicaram quase todo o tempo livre deles ao estudo de alemão. Eles aprenderam muito em pouco tempo e progrediram bastante. Você pode ter o melhor professor do mundo, mas se não estudar em casa, se não fizer sua parte, não obterá os resultados que deseja. O conselho para todos os iniciantes é se dedicar ao idioma diariamente de 30 a 60 minutos, fazendo para casa, utilizando aplicativos, assistindo vídeos no You Tube, etc. 

8- Fale o idioma o mais frequente possível

Por experiência própria- eu tive que aprender português do zero quando cheguei ao Brasil- eu posso concluir que é importante falar o idioma com frequência. Somente a partir do momento em que eu comecei a falar português- na realidade, quando eu TENTEI falar o idioma- eu aprendi a falar, mesmo fazendo vários erros e pronunciando erroneamente. Mas é por isto que eu falo agora português fluentemente. Dependendo do idioma, pode ser mais fácil ou mais difícil encontrar pessoas que falam esta língua ou até mesmo falantes nativos. Podemos utilizar os progressos técnicos e a internet para encontrar alguém, com quem possamos praticar. Uma forma é encontrar um Tandem Partner. O que é isto? Encontre uma pessoa que fale a língua que você quer aprender. É assim, por dizer, um intercâmbio de idiomas. Se fala a metade do tempo em um idioma e a outra metade em outro idioma, para que os dois parceiros possam tirar proveito. Muitas pessoas têm medo de falar em outro idioma, porque elas não podem falar 100% corretamente. Mas o inverso é verdadeiro, já que se não falar o novo idioma nunca irá alcançar 100%. Quando eu aprendi português, eu só fiz progressos quando eu comecei a falar. Com todas estas dicas agora não tem mais desculpa.


Comece e se divirta aprendendo e falando!

 

R$ 110 / h
Michael S.
Belo Horizonte / MG
Michael S.
Identidade verificada
  • CPF verificado
  • E-mail verificado
1ª hora grátis
Alemão - Professor de Alemão Alemão Nível Avançado Alemão Intermediário
Graduação: Graduação em Liderança (Hillsong International Leadership College, Sydney (Australia)
Michael é um professor nativo de Alemão e Inglês que guiará seus alunos através do processo de aprendizado da língua.
Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Confira mais artigos sobre educação

+ ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil