A motivação que você precisa para encarar os livros da Fuves
em 11 de Maio de 2017
Título: 5 passos que acabarão com o Atrito entre você e a Física.
Física, mais ainda que Matemática, é uma matéria peculiar. Para resumir nosso papo já vou logo revelar o segredo:
Aprender Física não é entender um conteúdo, mas desenvolver uma habilidade!!
Pronto. Está dito.
Quando você vê isso, você entende como faz. Mas consegue fazer igual? Sozinho?
https://www.youtube.com/watch?v=9esWG6A6g-k
Legenda: Se Física fosse a bateria, estaríamos todos encrencados.
Não né?
Da mesma forma, para saber resolver os exercícios de Física, não adianta só assistir ao seu professor fazendo. É preciso treinar para desenvolver sua habilidade. Esse desenvolvimento exige, senão todos, a maioria dos pontos abaixo (Obs: claro que estou considerando verdade duas premissas: que você já teve sua aula, e seu ótimo professor te explicou a toda a teoria direitinho, e que você sabe a Matemática necessária para o assunto de Física que está vendo):
Cinco exercícios é pouco? Sim, é muito pouco. Serve para quem já sabe. Ou seja, não serve para nada.
Exercícios muito difíceis são inúteis, assim como os muito fáceis. Sua lista precisa ser adequada ao seu nível, de modo a ser desafiadora e interessante. Está aí um grande desafio para os cursinhos: listas de exercícios personalizadas.
Se você entendeu a aula você ainda não sabe a matéria! Muito cuidado. Você só aprende se tentar sozinho.
Nesse passo o desânimo e a frustração de não conseguir fazer o exercício muitas vezes tomam conta de você, não é verdade? Vem um ódio no coração, não é? Sim, pior que vem.
Esse é seu maior vilão. Não se deixe abater. Cabeça erguida, anote sua dúvida e passe para o próximo. E se forem muitos? Tudo bem. Impassível, anote-os todos.
Agora sim, vem sua revanche. Tudo tem solução nessa vida, inclusive os exercícios de Física. Alguém precisa tirar suas dúvidas. Te explicar. Conduzir seu raciocínio. E você vai ver que não era impossível como parecia. Não é só resolver o exercício para você! Fica aqui mais um desafio para o cursinho: explicar individualmente aluno por aluno.
http://www.criarmeme.com.br/meme/11981
Assim como entender a aula não significa saber a matéria, tirar suas dúvidas também não. Você só aprendeu se conseguiu resolver exercícios sozinho. Para isso, é preciso uma nova lista. Não pode ser a mesma, né? Óbvio.
Muito bem. Esse é um resumo da realidade dura que impõe a nós o desgraçado desafio de aprender essa matéria mórbida. Brincadeira. Física é legal! Mas a boa notícia é que conseguindo fazer o que está acima, você vai aprender sim!
OK. Ainda não acabou nossa conversa.
Agora vou sugerir um passo a passo de como enfrentar um exercício naquele momento que você empaca. E tenta. E tenta. E tenta... Mas não sai.
São as etapas:
Entenda o que está acontecendo: desenhe! Principalmente quando for exercício de Mecânica.
https://sd.keepcalm-o-matic.co.uk/i/keep-calm-que-eu-t%C3%B4-chegando-19.png
Não adianta sair fazendo conta se você não sabe o que esperar delas, senão você tem uma trabalheira e chega em algo como isso:
https://i.ytimg.com/vi/rBk_38kNkgc/hqdefault.jpg
Escreva os valores de todos as variáveis dadas. Escreva! Vai por mim. Sei que preciso falar várias vezes porque os alunos não me obedecem nesse ponto. E não esqueça o índice da variável. Os seja, qual velocidade? Velocidade inicial, mas quando foi o início? Temperatura onde? Quando? Desenhe e faça um esquema organizadinho de tudo que o enunciado te dá.
Para que serve o martelo? Para que serve a chave de fenda? Cada fórmula tem um objetivo e resolve um problema específico.
Um martelo não vai ajudar se você precisa parafusar. Certo? Conhecer as ferramentas não significa saber usá-las.
Esse é o grande momento. Quando você começa a conseguir usar a ferramenta certa. Ou seja, entendeu o problema e sabe como resolver, seja com maior ou menor uso da matemática e suas fórmulas aplicadas à Física.
Vamos usar um exemplo? Tente resolver o exercício abaixo. Não se preocupe. O exercício é difícil. Queremos praticar os passos acima da melhor forma, mesmo que não chegue na resposta certa.
Nos mande sua resolução ou suas dúvidas nos comentários. Tiraremos todas!
[Desafio] Com o objetivo de derrubar uma manga pendurada, um garoto de 1 metro de altura, joga uma pequena bola de 0,5 kg, imprimindo nela uma força de 30 N durante 0,2 segundos. O lançamento forma um ângulo de 60º com a horizontal. Considerando que o choque entre a bola e a manga é perfeitamente elástico e acontece na horizontal, qual a massa da manga dado que ela cai numa lata de lixo de 1 metro de altura à 13,26 metros distante do garoto, que permaneceu parado desde que lançou a bola (adote =1,7; =1,02).
Considere que logo após o choque, a bola recua na mesma direção e a manga voa para frente.
Faça seus cálculos considerando o sistema todo no vácuo.
Gostaram do exercício? Quase certeza que não, mas deixarei vocês quebrarem a cabeça um pouco. Porém fiquem tranquilos, logo mais vocês terão a resolução no nosso Facebook, acompanhem lá.
https://www.facebook.com/personalvestibulares/
Artigo feito por Gustavo Yolle