Minha Memória Não Funciona para Idiomas! O que fazer?
em 25 de Fevereiro de 2014
Aprender um idioma requer disciplina, foco, organização e diversão. Diversão??? Isso mesmo! Nosso cérebro retem muito bem uma informação quando ele está exposto a uma situação divertida, engraçada, ou seja, quando ele está se entretendo.
É exatamente por isso que a música é uma das melhores ferramentas para um aluno que está estudando um novo idioma.
A música relaxa, diverte, envolve e é facilmente absorvida pela nossa memória.
Portanto, seguem abaixo quatro passos para você que, como eu, acredita no poder de aprendizado de idiomas com música:
1º) Escute a música no idioma que você está aprendendo, sem legenda ou a letra. Anote em um caderno todas as palavras e expressões que você conseguir entender (se a música for muito rápida, tente pausar frase por frase e anote tudo que entender).
2º) Escute a música novamente, dessa vez com a legenda ou a letra no idioma que você está aprendendo. Dessa forma, você consegue verificar o número de palavras compreendidas sem olhar a legenda ou a letra. Além disso, você mesmo consegue corrigir as palavras que você errou e treina as palavras ou frases que você não conseguiu compreender.
3º) Brinque com a música! Há sites onde é possível encontrar jogos para completar espaços em branco na música. Aqui vai um site onde é possível "Jogar Complete": http://www.vagalume.com.br/.
4º) Verifique a tradução da música. Com certeza isso irá te agregar vocabulário novo, além de você conhecer expressões idiomáticas, gírias, etc. Atenção: Sugiro que você compare a tradução da letra da música que você está treinando com outros sites de música semelhantes. Ademais, se você tiver dúvidas quanto ao significado de determinadas palavras ou expressões desconhecidas, utilize outras fontes na internet ou livros e dicionários impressos para se certificar de que a tradução seja a mais autêntica possível.
Divirta-se e até a próxima! ;^)