Minha Memória Não Funciona para Idiomas! O que fazer?

Inglês Língua Escrever Música
Minha Memória Não Funciona para Idiomas! O que fazer?
Marcos Pimentel
em 25 de Fevereiro de 2014

Você se lembra de quando aprendeu português? Primeiro você ouvia seus pais ou seus parentes conversando e aos poucos foi conseguindo compreender o que eles diziam. Então, você começou a pronunciar suas primeiras palavras e frases. Depois disso, começou a ler e a escrever, não é mesmo?

Repare nestas palavras: Escutar, Falar, Ler e Escrever. Tais palavras representam as habilidades que precisamos treinar para nos comunicarmos em um determinado idioma. Além disso, podemos reconhecer muitas coisas pelo olfato, pelo paladar ou até mesmo pelo tato. Exemplos: 1) Se você passa em frente à um restaurante, você não precisa ver uma batata para saber que lá dentro do restaurante estão servindo batata. Basta sentir o cheiro e você saberá que lá há batatas para comer. 2) Se alguém vedasse seus olhos e colocasse um brigadeiro em sua boca, você sentiria o gosto do brigadeiro sem ao menos olhar ou tocar nele. 3) Ou ainda, de olhos vedados, se alguém pusesse suas mãos sobre algo completamente redondo, você provavelmente diria que era uma bola.

Dessa forma, como podemos treinar nossa memória para cada habilidade ou percepção? Funciona como uma academia, só que ao invés de aparelhos, como esteira ou bicicleta, nós temos como principais recursos nossos órgãos dos sentidos, como os olhos, as orelhas, o nariz, a pele e a língua!

Veja só. Aqui vão algumas dicas:

Para treinar sua memória visual, brinque com o jogo da memória no idioma em que você está aprendendo (Há vários sites e aplicativos relacionados na internet), acesse ou folheie dicionários visuais, use post-it para escrever palavras que você está tentando memorizar e cole-os sobre os objetos ou em locais onde você sabe que irá visualizar sempre. Faça cartazes temáticos usando papel cartolina. Exemplo: Um cartaz sobre cozinha. Liste neste cartaz todos os objetos que você sabe que irá encontrar lá.

Para exercitar sua memória auditiva, explore músicas! Leia meu artigo anterior, Dicas - Aprenda um Novo Idioma com Música. Além disso, veja filmes, primeiro sem legenda, depois com a legenda no idioma estrangeiro e, por último, com a legenda em português. Acredite, pode ser um pouco entediante ver o mesmo filme três vezes, mas dá resultado! Decore as falas dos atores, contracene com seus amigos!

Ademais, você pode trabalhar sua memória olfativa e gustativa! Isso mesmo! Enquanto sente o cheiro ou degusta a comida, diga o nome dos alimentos em voz alta. Com isso, seu cérebro automaticamente reconhecerá aquele alimento no idioma que você está aprendendo toda vez que você sentir aquele cheiro ou saborear aquele alimento.

Por último, mas não menos importante, com os olhos fechados, tente tocar objetos e dizer o nome deles em voz alta também (memória cinestésica). Acredite, isso funciona!

Enfim, não importa qual é a sua especialidade! Algumas pessoas são mais visuais, outras mais auditivas etc. O mais importante é treinar sua memória!

Sendo assim, tenha um ótimo treino e até a próxima!!! ;^)

 

São Paulo / SP

38 avaliações
Graduação: Letras (UNIP)
Mais de Nove Anos de Experiência como Professor Particular de Inglês / Espanhol / Francês / Italiano / Português. Mais de Sete Anos de Experiência como Tradutor - Inglês / Espanhol / Francês / Italiano / Português. Mais de Três Anos de Experiência na Área de Relacionamento com o Cliente como Trilíngue, em Empresas Multinacionais como IDC, HP, Scup e Google. Experiência Internacional com Nativos de Mais de 15 países.
Immediate English, Improve English Pronunciantion, English, Inglês para Viagens, Inglês para Hotelaria, Inglês para Todos os Níveis, Inglês do Direito
Oferece aulas online (sala profes)
Oferece aulas presenciais
R$ 40 / aula
Conversar
1ª aula gratuita
Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Listas de exercícios, Documentos, Revisões de textos, Trabalhos?

Se seu problema for dificuldade em uma lista de exercícios, revisão de teses e dissertações, correção de textos ou outros trabalhos, peça uma ajuda pelo Tarefas Profes.

Enviar Tarefa

Confira artigos similares

Confira mais artigos sobre educação

Ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil