Minha Memória Não Funciona para Idiomas! O que fazer?
Foto de Marcos P.
Por: Marcos P.
25 de Fevereiro de 2014

Minha Memória Não Funciona para Idiomas! O que fazer?

Inglês Geral

Você se lembra de quando aprendeu português? Primeiro você ouvia seus pais ou seus parentes conversando e aos poucos foi conseguindo compreender o que eles diziam. Então, você começou a pronunciar suas primeiras palavras e frases. Depois disso, começou a ler e a escrever, não é mesmo?

Repare nestas palavras: Escutar, Falar, Ler e Escrever. Tais palavras representam as habilidades que precisamos treinar para nos comunicarmos em um determinado idioma. Além disso, podemos reconhecer muitas coisas pelo olfato, pelo paladar ou até mesmo pelo tato. Exemplos: 1) Se você passa em frente à um restaurante, você não precisa ver uma batata para saber que lá dentro do restaurante estão servindo batata. Basta sentir o cheiro e você saberá que lá há batatas para comer. 2) Se alguém vedasse seus olhos e colocasse um brigadeiro em sua boca, você sentiria o gosto do brigadeiro sem ao menos olhar ou tocar nele. 3) Ou ainda, de olhos vedados, se alguém pusesse suas mãos sobre algo completamente redondo, você provavelmente diria que era uma bola.

Dessa forma, como podemos treinar nossa memória para cada habilidade ou percepção? Funciona como uma academia, só que ao invés de aparelhos, como esteira ou bicicleta, nós temos como principais recursos nossos órgãos dos sentidos, como os olhos, as orelhas, o nariz, a pele e a língua!

Veja só. Aqui vão algumas dicas:

Para treinar sua memória visual, brinque com o jogo da memória no idioma em que você está aprendendo (Há vários sites e aplicativos relacionados na internet), acesse ou folheie dicionários visuais, use post-it para escrever palavras que você está tentando memorizar e cole-os sobre os objetos ou em locais onde você sabe que irá visualizar sempre. Faça cartazes temáticos usando papel cartolina. Exemplo: Um cartaz sobre cozinha. Liste neste cartaz todos os objetos que você sabe que irá encontrar lá.

Para exercitar sua memória auditiva, explore músicas! Leia meu artigo anterior, Dicas - Aprenda um Novo Idioma com Música. Além disso, veja filmes, primeiro sem legenda, depois com a legenda no idioma estrangeiro e, por último, com a legenda em português. Acredite, pode ser um pouco entediante ver o mesmo filme três vezes, mas dá resultado! Decore as falas dos atores, contracene com seus amigos!

Ademais, você pode trabalhar sua memória olfativa e gustativa! Isso mesmo! Enquanto sente o cheiro ou degusta a comida, diga o nome dos alimentos em voz alta. Com isso, seu cérebro automaticamente reconhecerá aquele alimento no idioma que você está aprendendo toda vez que você sentir aquele cheiro ou saborear aquele alimento.

Por último, mas não menos importante, com os olhos fechados, tente tocar objetos e dizer o nome deles em voz alta também (memória cinestésica). Acredite, isso funciona!

Enfim, não importa qual é a sua especialidade! Algumas pessoas são mais visuais, outras mais auditivas etc. O mais importante é treinar sua memória!

Sendo assim, tenha um ótimo treino e até a próxima!!! ;^)

 

Foto de Gabriela G. Gabriela G. há 6 anos

Boa tarde! Estou tentando entrar em contato com você para fechar pacote de aulas presenciais mas está dando algum erro! Poderia enviar uma mensagem por whats?
11 98551-8021

Desde já agradeço!

Marcos P. há 6 anos

Boa tarde, Gabriela!

Obrigado pelo contato!

Te enviei um "olá" pelo Whats. :)

Marcos P.
Marcos P.
São Paulo / SP
Responde em 14 h e 24 min
Identidade verificada
1ª hora grátis
5,0
nota média
42
avaliações
R$ 50
por hora
Curso Livre: Créer et développer une startup technologique (École Polytechnique, HEC Paris)
Tradução em Inglês, Inglês para Vestibular, Inglês para Negócios
Mais de dez anos de experiência como professor particular de inglês, espanhol, francês, italiano e português. Tenho experiência internacional (interc

Confira artigos similares

Aprenda sobre qualquer assunto