/Parlez-vous français ?/  A francofonia : o que é exatamente
Por: Sofia P.
10 de Abril de 2016

/Parlez-vous français ?/ A francofonia : o que é exatamente

Francês Conversação Nativo

Se hoje em dia o francês existe e continua a ser falado no mundo inteiro, é graças ao trabalho dos professores de francês, dos apaixonados pela língua francesa e também da sua difusão ao longo da história.

Mesmo se devemos admitir que a forma da expansão do francês nos últimos séculos foi brutal (guerras, colonizações, escravidão...), não podemos negar que a grandeza cultural que o francês tem, como língua, é reveladora da sua importância hoje.

Parlez-vous français ? (Fala francês?)

Quem não conhece famosos francófonos tais como Descartes, Victor Hugo, Jean-Paul Sartre, Simone de Beauvoir, Géarard Depardieu, Mirelle Matthieu (para citar alguns franceses), Jacques Brel, Benoît Pooelvorde, Jean-Claude Vandamme (para citar alguns belgas), Jean-Jacques Rousseau, Blaise Cendrars, Paul Emile Victor, Martina Hingis (para citar alguns suiços), por exemplo?

Mesmo se a lista de francófonos (não obrigatoriamente franceses!) famosos no mundo inteiro é grande, essas pessoas mudaram a história dos seus países respetivos e são representantes legítimos da língua francesa no mundo, o nosso orgulho e a fonte de documentos, suportes didáticos e temas de aulas para os 900 000 professores de francês dos quais tenho a sorte de fazer parte, mes chers amis.


Tal como a CPLP pela língua portuguesa, o órgão que gere e reune os países de língua francesa ou nos quais se ensina o francês chama-se a Organização Internacional da Francofonia (Organisation Internationale de la Francophonie).

Criada em 1970, essa organização promove a língua e a difusão da língua francesa. 80 países são membros da OIF e hoje, segundo as últimas pesquisas feitas pela OIF, somos 274 000 000 de locutores do francês e o francês é a 9° língua mais falada e presente nos 5 continentes do nosso planeta.

A língua francesa é a 3a língua mais utilizada na internet, depois do inglês e do alemão!


Além disso, o francês é a língua oficial de 32 países e é a segunda língua ensinada na união europeia.


Gostaram desse esboço sobre a Organização que difunde uma das línguas mais bonitas do mundo? Que sorte, a OIF tem um website em português, que podem consultar para aprender mais sobre a francofonia! CLIQUE AQUI se quiser ter mais informações.


Quer aprender o francês, virar francófono/francófona e fazer parte da nossa grande família?

Não tenha medo, e não hesite em entrar em contato comigo para ter aulas de francês comigo, professora nativa de francês, que ama mais que tudo o seu trabalho!

 

 

Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Confira artigos similares

Confira mais artigos sobre educação

+ ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil