Quase átomos e moléculas fotônicas
Por: Michel R.
11 de Junho de 2017

Quase átomos e moléculas fotônicas

Física EM UNICAMP Trabalho

O desenvolvimento e entendimento de novas teorias físicas nos permite, não só entender um pouquinho do universo que nos cerca, mas também gerar novas técnologias com as aplicações mais diversas, desde uma simples bomba de captação de água até satélites capazes de orbitar o planeta terra permitindo uma conexão entre lados opostos do planeta e mapeamentos geográficos de extrema precisão e em tempo real. 

Na física existem várias frentes de estudos, algumas mais interessadas em desenvolver novas teorias, ou até mesmo se aprofundar e aprimorar teorias já existentes e outras mais interessadas em buscar conexões entre teorias já existentes e aplicações tecnológicas que possam servir à sociedade. Uma área da física, que na minha opnião, é extremamente interessante é a fotônica. Podemos dizer que a fotônica é um ramo da física que busca compreender o que é a luz, e mais do que isso, busca desenvolver técnicas para que possamos controlar os fótons, que são partículas elementares de luz, análogo à eletrônica que busca ter controle de elétrons. Esse controle nos permite elaborar novos experimento e testar teorias, e ainda nos permite buscar novas aplicações tecnológicas.

Atualmente, no instituto de física da Universidade Estadual De Campinas (Unicamp), tem-se buscado novas técnicas na área de fotônica, que têm se mostrado promissoras no que diz respeito à aplicações na área de telecomunicações. Atualmente existem vários grupos ao redor do mundo desenvolvendo sistemas ópticos integrados em silício e com elementos da família III e V da tabela periódica, afim de permitir uma boa integração entre fotônica e eletrônica.

 

Abaixo vou deixar um link de um texto que fala um pouco sobre um trabalho desenvolvido por pesquisadores da Unicamp nessa área. Adianto para vocês que eles desenvolveram "moléculas fotônicas" que podem ter uma série de aplicações, sem contar o fato de que elas geram efeitos muito interessantes, como atraso ou adiantamento de um pulso de luz, por exemplo. 

 

http://www.inovacaotecnologica.com.br/noticias/noticia.php?artigo=quase-atomos-moleculas-fotonicas&id=010110140327#.WTy3mOvyvIU

R$ 70 / h
Michel R.
Campinas / SP
Michel R.
Identidade verificada
  • CPF verificado
  • E-mail verificado
1ª hora grátis
Reforço Escolar em Física Física para ENEM Física para Pré-Vestibular
Mestrado: Ciência dos Materiais - Fotônica (Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP))
Venha aprender Matemática, Física, Engenharia
Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Confira artigos similares

Confira mais artigos sobre educação

+ ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil