Quase átomos e moléculas fotônicas
em 11 de Junho de 2017
Afinal de contas, a partícula de deus tem alguma coisa a ver com Deus?
Há pouco tempo atrás, a física teve seus minutos de fama quando lançou notícias sobre o bóson de higgs, a chamada "partícula de deus". Naturalmente, a ideia de que uma partícula pudesse estar relacionada com Deus seria algo extraordinário. Afinal estaríamos falando de uma comprovação experimental, posterior à previsões teóricas, da existência de Deus. Vale lembrar que, nesse texto, eu não vou discutir sobre o que é ou quem é Deus, ou ainda, de que Deus eu estou falando? Até porque minha formação é em física e não teologia ou filosofia.
Em 2012, se não me falha a memória, o bóson de Higgs finalmente foi detectado, e surpreendentemente, não ouvimos nenhum físico falando sobre Deus. Afinal de contas, essa partícula tem alguma coisa a ver com religião ou não?
Na verdade não. Pode parecer decepcionante para alguns, mas é a realidade. Por outro lado a descoberta não deixa de ser um marco na história, se contar no fato de que os investimentos e tecnologias desenvolvidas para sua observação foram enormes e de grande impacto para a sociedade, de forma direta ou indireta. Abaixo vou deixar um link sobre a famosa partícula de deus e sobre a origem desse nome.
Aos curiosos, boa leitura:
"O bosão de Higgs, que não tem nada a ver com Deus, é uma partícula muito importante"