Por que falar uma língua estrangeira ajuda você a crescer pr
Por: Roberto V.
01 de Julho de 2015

Por que falar uma língua estrangeira ajuda você a crescer pr

Francês Básico Profissional Viagens Leitura Negócios Ensino Médio Conversação Produção de Textos

Reunimos alguns dos aspectos mais relevantes que vão lhe mostrar como falar uma segunda língua é imprescindível nos dias atuais.

Seja para o que for, é algo que tem se tornado fundamental: em estudos, viagens, negócios, enfim, na comunicação com o mundo todo.

Particularmente no ambiente de trabalho essa habilidade tem se tornado uma peça chave, um dos maiores aliados...

Não é mais um diferencial, mas uma obrigação

Isso é devido, sobretudo, à mundialização, ao comercio e às trocas. Para o mercado de trabalho atual falar uma segunda língua tornou-se imprescindível. "Antigamente, o inglês era primordial, hoje, não basta. É preciso ter duas línguas diferentes. Isso enriquece o currículo do profissional e é um diferencial que as empresas valorizam", afirma Viviane Alves Rodrigues, analista de Recursos Humanos da RH Brasil. "No ensino superior, é básico ter outro idioma. No ensino médio, também já há uma procura maior." 

Dessa forma percebe-se claramente que dominar um segundo idioma faz com que você tenha um perfil desejável respondendo ao contexto atual.  Tenha poder de fogo. No MERCADO DE TRABALHO, o Inglês, por exemplo, virou atributo ESSENCIAL para a conquista da maioria das vagas de nível universitário. Quantas vezes você já ouviu alguém dizer: “Perdi a oportunidade, pois não sei Inglês”. Pois é, mesmo que o candidato não vá utilizar o Inglês ou vá utilizar muito pouco em seu novo emprego, somente o fato de saber Inglês, já é um diferencial importante em seu currículo. 

Aumenta o acesso a informação Imagem

Faça uma pesquisa simples, sobre um assunto qualquer na internet (por exemplo, Marketing Pessoal). Veja os resultados, abra alguns deles e faça uma rápida leitura. Em seguida repita a pesquisa, mas procure com termo em inglês (no exemplo utilizando: Self marketing). Observe a quantidade e qualidade dos resultados obtidos. Fica claro que para qualquer tipo de pesquisa, a quantidade e qualidade de bibliografia, ou seja de informação, que encontrará estão diretamente relacionadas com a quantidade de língua dominadas.

O acesso a uma maior quantidade de textos, filmes, músicas e inclusive pessoas permite que você alcance níveis jamais imaginados de conhecimento. Veja por exemplo as excelentes conferências TED que se encontram em sua grande maioria em inglês.

Imagem

Além disso, dominar uma língua estrangeira contribui para o número de contatos além de incrementar sua cultura pessoal. Se você fala outros idiomas, certamente, conseguirá se comunicar de maneira muito mais eficiente e com um alcance bem maior. Conecte-se com profissionais de sua área em diversos países e aproveite as oportunidades que esses contatos poderão oferecer. 

Diferenciais que definem o seu tipo de perfil

Picture

A seguir apontamos vários aspectos profissionais associados a quem fala uma segunda língua. Que, em conjunto, deixam claro o que uma segunda ou até mesmo uma terceira língua podem trazer para seu perfil: ascensão na carreira, muito mais mobilidade e... dinheiro.

Maior salário
Confira, pesquisas salariais revelam que o salário de uma pessoa que tem um segundo idioma, embora existam variações,  é em média de 30% a mais em relação ao salário de outra que tenha apenas um idioma. 

Permite viajar pelo trabalho

Se seu objetivo é crescer profissionalmente então você deve estar preparado para realizar viagens internacionais pela sua empresa. Isso exige fluência em outros idiomas. Se você trabalha em uma multinacional, opte pelo idioma do país de origem da empresa.

Aumenta suas chances de recolocação
Se a empresa em que você trabalha possui filial em diferentes países, então é ainda mais importante que você alongue sua lista de idiomas. Isso ajuda você a ganhar visibilidade entre seus colegas e a aproveitar oportunidades de trabalho em outras sedes da empresa.

Permite competir com profissionais mais jovens
Uma das maneiras de se destacar no mercado de trabalho para profissionais mais maduros é falar vários idiomas. Com uma maior experiência em seu ramo de trabalho, como o nível sênior, se você dominar mais de uma língua, ficará imbatível perto de jovens profissionais. Pois muitos deles embora falem uma segunda língua não terão sua experiência. 

Faz com que você se torne indispensável
Quando você tem algo que é difícil de encontrar, como fluência em idiomas mais complicados como o russo ou mandarim, é muito mais fácil de tornar-se indispensável e requisitado no mercado de trabalho.

Picture

Além de tudo isso, hoje em dia graças à tecnologia e a uma compreensão diferenciada do ensino de línguas, ficaram ultrapassadas as ideias de que é preciso viver no país para se aprender a língua. Ou ainda de que devemos ter um dom nato para isso.

O mais importante de tudo é que, uma vez tomada consciência da importância de se falar uma segunda língua, é não adiar, não deixar para amanhã, comece hoje mesmo. Abaixo oferecemos uma lista de alguns sites e instrumentos que certamente o ajudarão nesta empreitada. Então! Mãos à obra, boa sorte e bom trabalho.
 
R$ 55 / h
Roberto V.
Curitiba / PR
Roberto V.
5,0 (1 avaliação)
Identidade verificada
  • CPF verificado
  • E-mail verificado
Francês Avançado Preparação para DELF/DALF Vestibular em Francês
Graduação: Nancy (Université de Nancy)
Ofereço aulas de Francês
Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Confira artigos similares

Confira mais artigos sobre educação

+ ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil