Kagaho de benu(cdz lost canvas), Hiei (Yuyu hakusho) e o segredo das chamas negras

Química EM Energia Elementos Químicos Átomo Átomo de Bohr Químico Sais
Kagaho de benu(cdz lost canvas), Hiei (Yuyu hakusho) e o segredo das chamas negras
Victor Camargo Araujo
em 14 de Outubro de 2014

Desde que me conheço por gente, tenho um paixão muito grande por animes, games, filmes de herói e coisas do gênero e sempre me perguntava se um dia conseguiríamos transpor esses poderes da fantasia para o mundo real. Pensando em analisar este tema, hoje vamos falar do Kagaho de Benu (Cavaleiros do Zodiaco - Lost Canvas) e do Hiei (Yuyu Hakusho), ambos personagens com um poder em comum. Como você já leu no título já sabe que poder discutiremos no artigo de hoje, porém se você não conhece esses personagens fica aqui minha indicação pra dois animes SENSACIONAIS...ASSISTAM.

Hoje falaremos da possibilidade de produzir CHAMAS NEGRAS.

Para determinar se é possível ou não primeiro vamos responder a seguinte pergunta: “Existe a possibilidade de existir chamas coloridas?”

SIM, e você já viu muitas delas com certeza, principalmente em fim de ano quando o céu toma várias cores por conta dos fogos de artifício.

O que dá aos fogos determinada cor são os sais que são misturados com os explosivos.

Ai você pergunta: Sais? Sais tipo o sal que eu tempero a minha salada?

SIM meus queridos e queridas. Alias o sal de cozinha (NaCl - cloreto de sódio) é usado para dar aos fogos de artificio a cor amarela. Além dele temos os sais de Litio (Li) nos fornecendo a cor vermelha, Bário (Ba) dando a cor verde, Cobre (Cu) a cor azul, etc.

Mas perai, como que acontece então? Como que os fogos mudam de cor de acordo com o elemento químico?

Para entender melhor como tudo acontece precisamos ter em mente o modelo atômico de Bohr.

Bohr, aluno de Rutherford notou que o modelo atômico proposto pelo seu professor dois anos antes, não era capaz de explicar alguns fenômenos, entre eles o porquê que alguns elementos químicos quando aquecidos emitem luz de cores distintas. Bohr então propôs melhorias no modelo atômico de Rutherford de modo a conseguir a explicação para suas angustias.

Mas como que é o modelo atômico de Bohr então?

Bohr manteve o modelo atômico na forma de sistema solar de Rutherford, porém Bohr foi além, propondo que as orbitas traçadas pelos elétrons possuíam energias determinadas, ou seja, enquanto o elétron estivesse em um determinado nível energético ele possuiria exatamente aquela energia. Como assim?

Imagine você em um prédio de 10 andares, OK? Porém só é permitido a você ir para os andares 10, 7, 4 e 2. É como se o restante dos andares não existisse. É a mesma coisa que acontece com os elétrons no modelo de Bohr, os níveis energéticos são quantizados, ou seja, possuem energias fixas e permitem que somente elétrons com essa exata energia transitem pela órbita.

Figura 01 

A essa hora você deve pensar: Beleza, entendi o átomo de Bohr, mas e como que funciona então os fogos de artifício? E as chamas negras? É possível?

Bom, quando um dado elemento químico recebe energia (no caso dos fogos de artifício essa energia vem dos explosivos que estão misturados com o sal), os elétrons do elemento podem saltar de uma camada mais interna para outra mais externa, como podemos analisar na figura abaixo.

                   

A diferença de energia entre uma camada e outra, como já vimos, é bem definida e única para cada elemento.

Acontece que a tendência é que os elétrons retornem as suas posições de origem. Ao fazer isso o elemento emite radiação eletromagnética.

          

e muitas vezes a radiação se encontra dentro do espectro visível a nós, resultando nos fogos amarelos, vermelhos, verdes, azuis, etc.

Então existe a possibilidade de produzir chamas negras?

 

Enxergamos uma determinada cor porque no momento que o objeto é iluminado este absorve todas as cores e reflete somente a cor referente ao objeto, ou seja, um objeto azul absorve todas as radiações das demais cores e reflete apenas o azul. Quando um objeto absorve todas as radiações que chegam nele é que enxergamos o preto, ou seja, o preto existe quando não há reflexão de cor alguma e sim a absorção total de todas elas. Logo para que existisse a chama negra não deveria haver liberação de radiação eletromagnética, e como no caso SEMPRE ocorrerá essa liberação de radiação na excitação do elétron a chama negra INFELIZMENTE fica apenas nas fantasias mesmo.

 

E ai, curtiu o artigo? Curta, divulgue.

Fiou com dúvida? Entrou em desespero? Ta na angústia? Estou à disposição para ajudar.

Ideias de temas para artigos futuros são sempre bem vindos. Deixe seu comentário aqui embaixo.

Abraços e até mais.

Victaum.

São José dos Campos / SP
Graduação: Bacharelado e Licenciatura em Química (UFV - Universidade Federal de Viçosa)
Oi, eu sou Victaum. Nerd, gamer e professor de química formado pela Universidade Federal de Viçosa (UFV). Costumo me apresentar como sendo um catalisador de sonhos, pois através de aulas lúdicas de química e coaching vocacional, posso auxiliar você a chegar onde deseja de forma mais rápida. Atuo com educação desde 2013, somando aí cinco anos de experiência como professor particular e em sala de aula tanto no ensino público como no particular. Tenho curso preparatório para ENEM com material di ...
Química para Ensino Fundamental, Química para Ensino Médio, Química Pré-Vestibular, Química para ENEM
Oferece aulas online (sala profes)
Oferece aulas presenciais
R$ 50 / aula
Conversar
1ª aula gratuita
Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Listas de exercícios, Documentos, Revisões de textos, Trabalhos?

Se seu problema for dificuldade em uma lista de exercícios, revisão de teses e dissertações, correção de textos ou outros trabalhos, peça uma ajuda pelo Tarefas Profes.

Enviar Tarefa

Confira artigos similares

Confira mais artigos sobre educação

Ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil