Três dicas para uma aula inspiradora

Pedagogia infantil
Três dicas para uma aula inspiradora
Victor Camargo Araujo
em 24 de Setembro de 2014

Acredito que o sonho de todos os pais e professores é ver o adolescente tendo o mesmo foco nos estudos do que ele costuma ter com jogos, séries, namoros e etc. Será isso algo impossível de acontecer? Eu acredito que não.

Ai você chega e me fala: OK Victaum, você ta viajando, para com o remédio que é melhor. Isso ta te afetando.

E então eu te respondo: Não to viajando não, isso é possível SIM. Há VÁRIAS maneiras de deixar o ambiente de ensino melhor e mais chamativo, basta ser criativo e inovar sempre. Segue ai algumas dicas com um exemplo para cada tópico citado.

CHOQUE DE REALIDADES: Imagine se o professor fizesse a colisão do universo do estudante (games, filmes, séries, esportes, músicas, etc.) com o conteúdo ensinado. Será que o estudante não teria um interesse maior pela disciplina? Imaginem uma aula de biologia onde ao invés de explicar o organismo de um vírus, o professor fizesse um debate sobre porque em games e filmes são eles os principais culpados pelo apocalipse zumbi. Uma aula de química onde ao invés de explicar isótopos, haja um debate sobre o filme do homem-aranha 2 e o que seria o trítio. Será que o interesse da classe não seria maior?

EXEMPLO:

 

HUMOR: É fato que pessoas guardam um maior número de conteúdo quando estão se divertindo, eu mesmo aprendi muito de inglês e ciências jogando vídeo-game e assistindo ao “Mundo de Beakman” (programa infantil com foco em explicar a ciência por trás de tudo) desde criança. Isso porque temos costume de adquirir mais conhecimento sobre determinado tema quando este nos remete momentos alegres, engraçados. Se o professor conseguir lecionar uma aula de forma bem humorada COM CERTEZA o número de alunos interessados e focados será bem maior.

EXEMPLO:

 

 

APLICABILIDADES: Porque explicar o conteúdo em sala com exemplos distantes a realidade do estudante? O professor deve sempre que possível explicar o conteúdo utilizando exemplos rotineiros ao estudante e assim contextualizar a disciplina. Fica muito mais fácil entender a disciplina e enxergar sua importância quando se é possível ver a aplicação prática da mesma.

EXEMPLO:

 

 

Claro que há outras maneiras de chamar a atenção do estudante, não tenho a intenção aqui de ditar regras de como dar aula, acredito que cada professor tem a sua maneira única de apresentar o conteúdo, essas são só algumas dicas que em minha experiência pude notar que funcionou.

 

E ai, curtiu o artigo? Curta, compartilhe. Isso sempre ajuda

:D

Para qualquer dúvida, angustia, desespero estou a disposição.

Abraços e até a próxima.

Victaum.

São José dos Campos / SP
Graduação: Bacharelado e Licenciatura em Química (UFV - Universidade Federal de Viçosa)
Esta com dificuldades em "passar de fase" na Química? Pegue varias "mãnhas e cheats" para assim conseguir atingir seu objetivo e "zerar" seu Ensino Médio. Sou graduado em Química, pela Universidade Federal de Viçosa (UFV) ,e possuo experiências em sala de aula e com aulas particulares, e me ponho a disposição para ajudar a resolver todas suas dúvidas. Abraços, Victaum
Química para Ensino Fundamental, Química para Ensino Médio, Química Pré-Vestibular, Química para ENEM
Oferece aulas online (sala profes)
R$ 45 / aula
Conversar
Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Confira artigos similares

Confira mais artigos sobre educação

Ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil