Três dicas para uma aula inspiradora

Pedagogia infantil
Três dicas para uma aula inspiradora
Victor Camargo Araujo
em 24 de Setembro de 2014

Acredito que o sonho de todos os pais e professores é ver o adolescente tendo o mesmo foco nos estudos do que ele costuma ter com jogos, séries, namoros e etc. Será isso algo impossível de acontecer? Eu acredito que não.

Ai você chega e me fala: OK Victaum, você ta viajando, para com o remédio que é melhor. Isso ta te afetando.

E então eu te respondo: Não to viajando não, isso é possível SIM. Há VÁRIAS maneiras de deixar o ambiente de ensino melhor e mais chamativo, basta ser criativo e inovar sempre. Segue ai algumas dicas com um exemplo para cada tópico citado.

CHOQUE DE REALIDADES: Imagine se o professor fizesse a colisão do universo do estudante (games, filmes, séries, esportes, músicas, etc.) com o conteúdo ensinado. Será que o estudante não teria um interesse maior pela disciplina? Imaginem uma aula de biologia onde ao invés de explicar o organismo de um vírus, o professor fizesse um debate sobre porque em games e filmes são eles os principais culpados pelo apocalipse zumbi. Uma aula de química onde ao invés de explicar isótopos, haja um debate sobre o filme do homem-aranha 2 e o que seria o trítio. Será que o interesse da classe não seria maior?

EXEMPLO:

 

HUMOR: É fato que pessoas guardam um maior número de conteúdo quando estão se divertindo, eu mesmo aprendi muito de inglês e ciências jogando vídeo-game e assistindo ao “Mundo de Beakman” (programa infantil com foco em explicar a ciência por trás de tudo) desde criança. Isso porque temos costume de adquirir mais conhecimento sobre determinado tema quando este nos remete momentos alegres, engraçados. Se o professor conseguir lecionar uma aula de forma bem humorada COM CERTEZA o número de alunos interessados e focados será bem maior.

EXEMPLO:

 

 

APLICABILIDADES: Porque explicar o conteúdo em sala com exemplos distantes a realidade do estudante? O professor deve sempre que possível explicar o conteúdo utilizando exemplos rotineiros ao estudante e assim contextualizar a disciplina. Fica muito mais fácil entender a disciplina e enxergar sua importância quando se é possível ver a aplicação prática da mesma.

EXEMPLO:

 

 

Claro que há outras maneiras de chamar a atenção do estudante, não tenho a intenção aqui de ditar regras de como dar aula, acredito que cada professor tem a sua maneira única de apresentar o conteúdo, essas são só algumas dicas que em minha experiência pude notar que funcionou.

 

E ai, curtiu o artigo? Curta, compartilhe. Isso sempre ajuda

:D

Para qualquer dúvida, angustia, desespero estou a disposição.

Abraços e até a próxima.

Victaum.

São José dos Campos / SP
Graduação: Bacharelado e Licenciatura em Química (UFV - Universidade Federal de Viçosa)
Oi, eu sou Victaum. Nerd, gamer e professor de química formado pela Universidade Federal de Viçosa (UFV). Costumo me apresentar como sendo um catalisador de sonhos, pois através de aulas lúdicas de química e coaching vocacional, posso auxiliar você a chegar onde deseja de forma mais rápida. Atuo com educação desde 2013, somando aí cinco anos de experiência como professor particular e em sala de aula tanto no ensino público como no particular. Tenho curso preparatório para ENEM com material di ...
Química para Ensino Fundamental, Química para Ensino Médio, Química Pré-Vestibular, Química para ENEM
Oferece aulas online (sala profes)
Oferece aulas presenciais
R$ 50 / aula
Conversar
1ª aula gratuita
Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Listas de exercícios, Documentos, Revisões de textos, Trabalhos?

Se seu problema for dificuldade em uma lista de exercícios, revisão de teses e dissertações, correção de textos ou outros trabalhos, peça uma ajuda pelo Tarefas Profes.

Enviar Tarefa

Confira artigos similares

Confira mais artigos sobre educação

Ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil