Por que aprender francês?
Por: Raquel F.
31 de Maio de 2016

Por que aprender francês?

Francês Mestrado Tradução Viagens Conversação Infantil Produção de Textos

O que vale é a intenção.

Por que aprender o francês?

Por que é uma lingua romantica? Por que os franceses são romanticos? Por que a França é romantica? Por que Paris é a cidade mais romantica do mundo?? 

MAIS NON!!!!!

O francês (e a França) vão muito além desses clichés. E as motivações para aprender esse idioma devem ultrapassar as aspirações dos coraçoes apaixonados.

Como ocorre com os demais idiomas, dominar uma nova lingua é ter as portas de um novo mundo aberto. É ter acesso à livros, musicas, aspectos culturais, gastronomicos, alem de adquirir muito mais liberdade para viajar sem depender de guias, aplicativos de tradução e não ter problemas com as informações truncadas para turistas!

E ainda, um outro aspecto, que para mim, revelou-se o mais importante. Dominar um idioma e conhecer sua cultura nos permite deslumbrar novos modos de ver e viver a vida. Percebemos que existem outras formas de viver, de ser feliz, de valorizar outros aspectos e até aprendemos a nos libertar de regras que seguimos , muitas vezes inconscientemente, que nos prendem dentro de nós mesmos ou de padrões do que a nossa sociedade julga ser o certo. 

Mas, por que o francês e não outro idioma? 

Bom... Vou contar a minha história. Em 2007 comecei a graduação em Historia e pensei que seria necessario ler textos em frances durante o curso. Nunca tinha pensado em aprender esse idioma, confesso que a cultura francesa até então não chamava tanto assim  a minha atenção. Mas fui lá e comprei um semestre de curso de francês. Primeira aula eu odiei porque a professora não falou uma só palavra em portugues e lógico que eu não compreendi absolutamente nada do que se passou nos 120  minutos de aula. Mas continuei por razões que nada tinham a ver com o francês.... Fiz 3 semestres em um curso de francês - confesso que larguei o ultimo semestre pela metade, aquilo já não fazia sentido pra mim. Depois , persistindo, peguei francês como materia optativa na graduação. Durante o segundo semestre eu procurei um professor particular. Alguns anos depois procurei outro professor porque tinha decidido tentar o mestrado na França e precisava , de uma vez por todas, passar do capítulo do passé composé!

Fui pra França, meu francês foi melhorando muito, MUITO, na marra, passando muita vergonha mesmo, quase não conseguindo fazer amigos mesmo, tendo um infarte por ter que apresentar um trabalho para o professor mais carrasco da faculdade mesmo,  ficando louca cuidando de crianças subindo em muros e descendo ladeiras de bicicleta sem freio!  

Mas em cada situação, em cada conversa de bar, a cada aula de arqueologia de igrejas do seculo XIII, a cada pirraça, a cada risada inesperada dos meus interlocutores, ou a cada frase lida - e compreendida - deitada na grama do parque , eu fui aprendendo o labirinto de nuances que é o francês. Aprendendo também sobre os proprios francêses, suas qualidades e defeitos (aos meus olhos brasileiros, claro!). Aprendendo sobre as relações entre as pessoas, a diferença dos temperamentos entre pessoas do norte e pessoas do sul. Aprendendo a diferenciar sotaques. Aprendendo o nome das comidas , dos ingredientes, experimentando pratos bizarros e apaixonantes.....

E então, "ternura primeiro, depois, amor"* .

Não importa então qual seja a sua motivação. Não importa como você escolheu aprender o francês. O importante é que em algum momento ele faça parte do seu jeito de ver o mundo. De ver as pessoas. E de repensar a sí proprio. E deixar que ele se misture ao que você já é, modificando , encrementando,  ser adaptado e dar origem à uma pessoa nova, melhor.

Essa é a importancia de aprender qualquer idioma. 

E o francês, ah, o francês....Uh lá lá! :D

Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Confira artigos similares

Confira mais artigos sobre educação

+ ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil