MÚSICA E PROPRIEDADES DO SOM / Reinaldo Morais

Teoria Musical
MÚSICA E PROPRIEDADES DO SOM         /       Reinaldo Morais
Reinaldo Morais
em 19 de Outubro de 2014

som

Som é vida vibrante no universo, é o que ouvimos através das vibrações de corpos elásticos. A vibração põe em movimento o ar em forma de ondas sonoras que se espalham em todas as direções simultaneamente, atingindo as membranas do tímpano, fazendo-as vibrar. As principais propriedades do som são: altura, duração, intensidade e timbre. Todo som possui as quatro propriedades. Outro fato importante é que as fontes emissoras de som podem ser:  natural, do corpo e mecânico. O som natural é emitido pela natureza em toda a sua diversidade no Cosmo; os sons corporais são emitidos pelo homem através da fala, palmas, sussurros, e qualquer outro tipo de som emitido por essa fonte; som mecânico é emitido por objetos criado pelo como instrumentos musicais, automóveis, avião, fábrica etc.

Altura é a característica do som  que faz distinguir o som grave ou o som agudo. A altura é determinada pela velocidade ou frequência da vibração. Quanto menor for a velocidade da vibração mais grave será o som, e quanto maior for a velocidade da vibração mais agudo será o som. A altura do som na escrita musical é representada pela posição da nota no pentagrama e pela clave.

Duração é a dimensão do som, sendo determinado pelo tempo de emissão das vibrações, podendo o som ser longo ou curto. A duração do som é representada pela figura musical e pelo andamento.

A intensidade é a característica da música relacionada a força ou energia da vibração da fonte sonora, sendo representada pelos sinais da dinâmica, podendo variar ao longo da música se tornando forte ou fraco.

Timbre é a cor do som de cada instrumento ou voz, a combinação de vibrações determinada pelo agente que as produz. Cada instrumento musical tem uma qualidade de som que lhe é própria. As ondas sonoras produzidas pelo som de cada voz ou instrumento são diferentes caracterizando o timbre. 

BIBLIOGRAFIA:

SOUZA, John Theo Sierpinski;  MENDES, Luis Guilherme Bergamini; GASOTO, Renato Girardi. Desenvolvimento de Theremin Focado no Estudo de Sensores. Trabalho apresentado para a disciplina Oficina de Integração II, na Universidade Federal Tecnológica do Paraná. Departamento Acadêmico deInformática, Eletrônica e Engenharia da Computação.  2009.

SCHAEFFER, Pierre(org.). Vers une musique expérimentale: La revue musicale 236. Paris: Richard-Masse, 1957.

Barra Mansa / RJ
Especialização: Pós-graduação em Música Brasileira e Educação Musical (Unincor - MG)
MÚSICA: AULA ONLINE (AQUI NA PLATAFORMA) E PRESENCIAL Professor Pós-graduado em Educação Musical e Música Brasileira; Licenciatura Plena em Música; Bacharel em Sistemas de Informação. Professor de música há 25 anos com experiência nas disciplinas: Violão Erudito e Popular, Técnica Instrumental, Flauta Doce, Teoria, Harmonia, Composição, Arranjo e Percepção. REFERÊNCIAS DE TRABALHO: AULA PARTICULAR: Violão Erudito e Popular; Flauta Doce Soprano e Contralto; Teoria; Har ...
Composição, Teoria Musical - Tecnologia na Música, Teoria Musical - Teoria, Música - Harmonia, Teoria Musical - Arranjo, Teoria Musical - Técnica, Teoria Musical - Repertório
Oferece aulas online (sala profes)
R$ 62 / aula
Conversar
Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Confira mais artigos sobre educação

Ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil