Pra falar inglês, você tem que falar inglês!
Foto de Sandra S.
Por: Sandra S.
19 de Dezembro de 2014

Pra falar inglês, você tem que falar inglês!

Inglês Nativo Conversação Geral

Hi people!

O que vocês acham deste discurso? – “eu já comecei curso de inglês várias vezes, consigo ler bem, até entendo o que me falam, mas não consigo falar.” Conhecem alguém assim? Já ouviram isso? Você se identifica?

Se você se identifica com este discurso, tenho uma notícia: Você não está sozinho! Na verdade, a grande maioria das pessoas tem a mesma queixa.

Mas eu tenho uma outra notícia: Pra falar inglês, você tem que falar inglês!

‘Mas isso é óbvio teacher!’. É óbvio, mas poucas pessoas descobriram esta dica óbvia, e porquê? Porque as pessoas tem vergonha de falar inglês, ou medo. Medo de errar, do que vão falar, de que os outros estão avaliando o seu inglês.

Pois bem, aí vem a terceira notícia: as pessoas que te julgam, na verdade não sabem mais que você. E os que sabem, não irão te julgar, mas até te ajudar, e podem ainda te incentivar e elogiar pela coragem e iniciativa, é sério! Por que? Pois eles também já passaram por isso, e já tiveram que vencer a vergonha e o medo afim de alcançar a fluência na língua inglesa.

Por falar em fluência... aí vem a quarta  notícia: Ser fluente em inglês não significa saber tudo, mais importante que isso, é que a conversa flua! Olha que óbvio também: de acordo com o dicionário, fluente é algo ‘que flui; fluido, corrente’; portanto, não necessariamente é algo perfeito, mas algo que consegue fluir. E como uma conversa em inglês irá fluir, se uma das pessoas não fala, não se arrisca? A melhor forma de aprender a falar inglês é falando, e errando, para que esses erros sejam corrigidos, seja por um nativo (peça para que te corrija), seja por um professor, seja por escutar o outro falando diferente de você e percebendo isso, e a partir disso perguntar, estudar... enfim...

Eu fico muito feliz quando ouço alguém falando inglês, mesmo que tenha erros, pois esta pessoa com certeza aprenderá muito mais do que alguém que estuda anos e anos, mas não se arrisca, não fala, por medo de errar. Eu sempre comento com meus alunos, que o importante é falar, deixa que os erros eu corrijo, mas fale, fale, fale!

Sendo assim, não perca oportunidades de falar inglês, arrisque-se, ‘take a chance’!!

E depois me conte como foi!

See you around!

Sandra Regina

Confira artigos similares

Aprenda sobre qualquer assunto