Hífen: nova ortografia
em 06 de Abril de 2020
Na aula de hoje, quero que você reflita a respeito de como escrever um boa redação. Não pense que neste artigo tem uma receita de bolo, ou seja, uma receita pronta para você redigir uma excelente redação.
Tudo começa a partir de conhecimento de mundo, domínio da gramática, experiência de escrita, leitura para adquirir vocabulário. Pratique o hábito da leitura, lendo revistas, jornais, livros etc.
Em primeiro lugar é preciso pensar para quem estou escrevendo, não adianta escrever sem ter um foco, um alvo. Por exemplo, este artigo tem como objetivo fazer você pensar como escrever uma redação. É claro que é preciso de algumas técnicas para desenvolver tais habilidades, mas somente isso não basta.
Aqui, no blog tem um Curso Completo e On-line de Redação que facilitará, certamente, nos seus estudos, mas não adianta conteúdo se você não sabe para quem escrever. Então preste atenção na aula de hoje.
Quando escrevemos um e-mail, mensagem no WhatsApp ou em qualquer lugar, estamos direcionando os dizeres a alguém, certo? Pois bem, partindo desse princípio você deve necessariamente pensar no seu interlocutor.
Em uma redação para o Enem ou qualquer outro concurso temos esse mesmo objetivo, escrever para alguém. Portanto, a partir desta leitura, você deve por obrigação pensar em quem lerá o seu texto.
Na escola, normalmente, ouvimos os professores dizendo que em um texto é preciso conter: introdução, desenvolvimento e conclusão. Certamente, você já sabe disso, tenho quase certeza que você já ouviu isso. Então, por qual motivo você ainda tem dificuldade para escrever uma redação coerente e coesa?
Posso garantir que você não escreve pensando no seu interlocutor, você escreve apenas pensando em você, ou seja, como os fatos ou as ideias fluem na sua mente.
Quando Lemos uma narrativa os fatos são contados da maneira como tudo aconteceu, como era o ambiente, isso para criar um cenário, uma ideia no leitor. Na sua próxima redação faça essa autoavaliação. Pense se você não está escrevendo para você mesmo.
Abraço!