Hífen: nova ortografia
Por: Vanessa R.
06 de Abril de 2020

Hífen: nova ortografia

Português Ensino Fundamental Acompanhamento Escolar Pré-Vestibular Concursos Ensino Médio Ensino Superior ENEM Aulas Particulares Reforço Escolar Adultos 3º Ano 2º Ano

O hífen da nova ortografia trouxe algumas dúvidas no uso. O objetivo desta aula é expor ao leitor, de maneira prática e objetiva o uso de algumas alterações do hífen.

Lembre-se que este acordo é apenas ortográfico, ou seja, não altera no aspecto da língua falada. Aconselho que tenha sempre um livro da Nova Ortografia para rápidas consultas, pois é muito importante um contato contínuo como esse estudo.

Usa-se hífen

 

1ª Regra – Quando escrevemos a palavra super-homem usamos o hífen, isso se justifica pela presença da letra “h” que aparece na palavra homem. Então sempre usaremos hífen diante de palavras compostas iniciadas por ”h” e antecedidas por um prefixo,  que nesse caso é a palavra super.

 

2ª Regra – Quando escrevemos a palavra micro-ondas aplicamos um outra regra do uso do hífen. Perceba que em micro–ondas temos o encontro de uma mesma vogal “o“. Nesse caso é necessário o uso do hífen, portanto o correto é  micro-onda e não mais microondas.

 

3ª Regra – Outro exemplo será quando o prefixo terminar por consoante, usa-se o hífen na condição da segunda palavra começar com a mesma consoante. Veja como funcionará: na palavra super-racista, usaremos o hífen, perceba que a palavra super termina com “r” e a palavra racista inicia também com a letra “r“, portanto obrigatoriamente usamos o hífen.

 

4ª Regra –  Esse é o mais familiar para nós, usamos sempre hífen em prefixos: ex, sem, além, recém, pós, pró. Vejamos exemplos: ex-namorado, sem-terra, além-mar, recém-casado, pós-graduação, pró-europeu.

 

Não se usa hífen

 

1ª Regra – Não usamos hífen quando o prefixo termina em vogal diferente da que se inicia a próxima palavra. Vamos ver isso na prática, assim ficará mais fácil. Quando escrevemos a palavra semiaberto, percebemos que semi termina com a vogal “i” e aberto inicia com a vogal “a”. Portanto não devemos usar hífen nessa palavra, assim como: anteontem, coautor, semianalfabeto, autoescola.

 

2ª Regra – Primeira palavra  termina em vogal e a segunda palavra começa por consoante diferente de “r” ou “s“. Vejamos uma exemplo: ante+projeto = anteprojeto. Analisando,  temos ante terminando com uma vogal e projeto inciando com a letra “p“, da mesma forma analisamos autopeças, geopolítica, semicírculo. 

 

3ª Regra – Nesta regra perceba que a primeira palavra, se terminada em vogal e a próxima começar por “r” ou “s“, aqui devemos duplicar as consoantes. Vejamos na prática: a palavra mini+saia = minissaia, perceba que fomos obrigados a duplicar a letra “s“, assim como: semirreta, ultrassom, antirrugas.

 

4ª Regra –  Quando a primeira palavra terminar com consoante  e a segunda começar por vogal, não devemos usar o hífen. Veja: inter+escolar = interescolar. Nesse caso temos aqui a palavra inter terminando com a consoante “r” e a palavra escolar iniciando com a vogal “e“. Lembre-se sempre de praticar a língua portuguesa com dedicação e paciência.

 

Até a próxima aula!

 

Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.
em 17 de abril de 2020

Genial e esclarecedor, este artigo!

Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Confira artigos similares

Confira mais artigos sobre educação

+ ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil