Hífen: nova ortografia
Vanessa R.
em 06 de Abril de 2020

O hífen da nova ortografia trouxe algumas dúvidas no uso. O objetivo desta aula é expor ao leitor, de maneira prática e objetiva o uso de algumas alterações do hífen.

Lembre-se que este acordo é apenas ortográfico, ou seja, não altera no aspecto da língua falada. Aconselho que tenha sempre um livro da Nova Ortografia para rápidas consultas, pois é muito importante um contato contínuo como esse estudo.

Usa-se hífen

 

1ª Regra – Quando escrevemos a palavra super-homem usamos o hífen, isso se justifica pela presença da letra “h” que aparece na palavra homem. Então sempre usaremos hífen diante de palavras compostas iniciadas por ”h” e antecedidas por um prefixo,  que nesse caso é a palavra super.

 

2ª Regra – Quando escrevemos a palavra micro-ondas aplicamos um outra regra do uso do hífen. Perceba que em micro–ondas temos o encontro de uma mesma vogal “o“. Nesse caso é necessário o uso do hífen, portanto o correto é  micro-onda e não mais microondas.

 

3ª Regra – Outro exemplo será quando o prefixo terminar por consoante, usa-se o hífen na condição da segunda palavra começar com a mesma consoante. Veja como funcionará: na palavra super-racista, usaremos o hífen, perceba que a palavra super termina com “r” e a palavra racista inicia também com a letra “r“, portanto obrigatoriamente usamos o hífen.

 

4ª Regra –  Esse é o mais familiar para nós, usamos sempre hífen em prefixos: ex, sem, além, recém, pós, pró. Vejamos exemplos: ex-namorado, sem-terra, além-mar, recém-casado, pós-graduação, pró-europeu.

 

Não se usa hífen

 

1ª Regra – Não usamos hífen quando o prefixo termina em vogal diferente da que se inicia a próxima palavra. Vamos ver isso na prática, assim ficará mais fácil. Quando escrevemos a palavra semiaberto, percebemos que semi termina com a vogal “i” e aberto inicia com a vogal “a”. Portanto não devemos usar hífen nessa palavra, assim como: anteontem, coautor, semianalfabeto, autoescola.

 

2ª Regra – Primeira palavra  termina em vogal e a segunda palavra começa por consoante diferente de “r” ou “s“. Vejamos uma exemplo: ante+projeto = anteprojeto. Analisando,  temos ante terminando com uma vogal e projeto inciando com a letra “p“, da mesma forma analisamos autopeças, geopolítica, semicírculo. 

 

3ª Regra – Nesta regra perceba que a primeira palavra, se terminada em vogal e a próxima começar por “r” ou “s“, aqui devemos duplicar as consoantes. Vejamos na prática: a palavra mini+saia = minissaia, perceba que fomos obrigados a duplicar a letra “s“, assim como: semirreta, ultrassom, antirrugas.

 

4ª Regra –  Quando a primeira palavra terminar com consoante  e a segunda começar por vogal, não devemos usar o hífen. Veja: inter+escolar = interescolar. Nesse caso temos aqui a palavra inter terminando com a consoante “r” e a palavra escolar iniciando com a vogal “e“. Lembre-se sempre de praticar a língua portuguesa com dedicação e paciência.

 

Até a próxima aula!

 

São Paulo / SP
Especialização: Planejamento, Implementação e Gestão da Ead (UFF - Universidade Federal Fluminense)
Português no Ensino Fundamental Português no ENEM Português para Adultos Português no 3º Ano Português no 2º Ano Revisão de Português Português para Pré-Vestibular
Português de forma clara e objetiva. Aprenda gramática, redação, interpretação. Aula 100% On-line. Agende uma aula demonstrativa.
Oferece aulas online (sala profes)
R$ 55 / aula
Conversar Whatsapp do professor Vanessa R. Whatsapp do professor Vanessa R. Ver WhatsApp
1ª aula demonstrativa
Responde em 2 h e 42 min
Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.
Luciana S.
em 17 de Abril de 2020

Genial e esclarecedor, este artigo!

Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Listas de exercícios, Documentos, Revisões de textos, Trabalhos?

Se seu problema for dificuldade em uma lista de exercícios, revisão de teses e dissertações, correção de textos ou outros trabalhos, peça uma ajuda pelo Tarefas Profes.

Enviar Tarefa

Confira artigos similares

Confira mais artigos sobre educação

Ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil