Varsóvia, 16 de dezembro de 2020 – A pandemia mudou significativamente os hábitos de compra dos consumidores. De acordo com a pesquisa "Natal Pandêmico", realizada pelo instituto de pesquisa Kantar em nome da FedEx Express, uma das maiores empresas de transporte expresso do mundo, quase 40% dos poloneses aumentaram suas compras online desde o surgimento da COVID-19. Sessenta e cinco por cento pretendem comprar presentes de Natal online, enquanto outros 20% consideram fazê-lo.
O comércio eletrônico supera o comércio offline
A pandemia da COVID-19 destacou as vantagens do comércio eletrônico em relação às compras tradicionais durante o pico do Natal. Mas qual a magnitude do impacto? No final de outubro de 2020, aproximadamente oito meses após o início da pandemia, 65% dos poloneses declararam que planejam comprar todos os seus presentes de Natal online em respostas a pesquisas. Uma análise mais aprofundada daqueles que planejam usar apenas as compras tradicionais ou online mostra que apenas 5% dos entrevistados consideram usar apenas as compras tradicionais (em comparação com 16% em 2019), enquanto 28% consideram usar apenas as compras online (11% a mais que no ano passado). É claro: neste Natal, o comércio eletrônico está liderando o caminho como opção para os consumidores.
Velocidade, conveniência e variedade levam a maioria dos poloneses a comprar online
Então, por que os poloneses preferem comprar presentes online? As respostas são diversas:
- 66% fazem isso para economizar tempo
- 56% gostam da oportunidade de fazer compras fora do horário comercial normal
- 54% gostam da ampla seleção de produtos disponíveis online
- 52% preferem entrega em domicílio ou entrega em outros locais selecionados.
A pandemia e as restrições relacionadas foram apontadas como motivação por 32% dos entrevistados. No geral, 73% dos poloneses indicam que as compras online são melhores do que as compras tradicionais e 84% continuarão comprando online após o fim da pandemia.
“Estamos observando atentamente as mudanças nos hábitos de compra dos poloneses. Compramos cada vez mais online e a pandemia intensificou essa tendência. O boom do e-commerce tem muitos aspectos, mas representa uma oportunidade para as lojas online, seus clientes e para a FedEx.” – disse Mariusz Mik, Vice-Presidente de Operações Terrestres da FedEx Express na Europa Oriental.
Empresas de courier recebem aprovação dos poloneses
O Natal é uma oportunidade e um desafio para as empresas de entrega, especialmente quando os presentes são comprados de última hora. Quase 70% dos entrevistados afirmaram comprar presentes pouco antes do Natal. O trabalho das empresas de entrega é muito apreciado, e a grande maioria (80%) dos entrevistados acredita que se pode confiar nelas durante o pico do Natal. Essa opinião é ainda mais difundida entre aqueles que compraram presentes de última hora online (86%). Um em cada cinco entrevistados indicou que, se as restrições relacionadas à pandemia ainda estiverem em vigor e as famílias não puderem se reunir, eles contarão com as empresas de entrega para entregar o Natal.
“No e-commerce, a experiência do destinatário é muito importante – se tudo correr bem, nossos clientes crescem e prosperam. Parte importante disso é um serviço confiável e eficiente, além da adaptação às expectativas do destinatário por parte da transportadora. Nossa pesquisa mostra que, no processo de compra online, as transportadoras são confiáveis. Isso é música para os nossos ouvidos e nos incentiva a trabalhar ainda mais para atender nossos clientes”, acrescentou Mariusz Mik.
A pesquisa da Kantar “Natal Pandêmico” foi realizada de 20 a 25 de outubro de 2020 usando entrevistas online assistidas por computador (CAWI) entre uma amostra representativa de 1.000 poloneses com idades entre 18 e 65 anos.
Sobre a oferta de comércio eletrônico da FedEx Express
A FedEx Express apoia as atividades de empreendedores da internet, oferecendo soluções que apoiam seu desenvolvimento. Uma delas é o aplicativo FedEx Delivery Manager, disponível em 84 países, incluindo a Polônia, que permite aos compradores alterar datas e endereços de entrega ou enviar instruções adicionais para a transportadora. Por outro lado, o serviço FedEx Direct2Retail oferece aos clientes de lojas online a possibilidade de direcionar suas encomendas para um dos mais de 600 pontos de coleta da Kolporter em toda a Polônia.